Sabujo de Hygen











Outros nomes

Hygenhund

Origem

Noruega

Altura média

47 a 58 cm

Peso médio

20 a 24 quilos

Cores

Vermelho acastanhado, preto e castanho claro e amarelo acastanhado

Esperança média de vida

Entre 10 e 12 anos

Temperamento

Mais alegre e vivaz que os outros sabujos da Noruega, é um excelente caçador de pequenos animais, confiável como cão de alarme, dá-se razoavelmente bem com outros cães, precisa de muito exercício e tem uma tendência a estranhar e morder. Não é um cão de cidade e quando o tempo permite, prefere ficar ao relento, embora precise de protecção quando as temperaturas são baixas. A raça é quase desconhecida fora da Noruega.
O Hygenhund ou Sabujo de Hygen é originário da Noruega. O nome foi dado à raça em homenagem ao senhor Hygen, primeiro criador da mesma. Desenvolveu-a em meados do século XIX, cruzando o Hound de Holstein, do norte da Alemanha, com vários hounds da Escandinávia, incluindo o Ringerike Hound, actualmente extinto.
O Sabujo de Hygen foi desenvolvido para ser um caçador perseverante. Como sempre foi utilizado para a caça, ganhou pouco popularidade como cão de companhia.
Hygenhund pode caçar em terreno acidentado por longos períodos de tempo sem se cansar
Esta raça não é recomendada para pessoas que vivem em pequenas casas e / ou que vivem estilos de vida sedentários.
Há apenas cerca de 30 a 40 filhotes Hygenhund registados na Noruega por ano.











Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.