Malamute do Alasca














Outros nomes

Mal

Mally

Origem

Alasca

Altura média

58,5 a 63,5 cm

Peso médio

34 a 38,5 quilos

Cores

A cauda tem bastante pêlo e é mantida dobrada sobre o dorso. A pelagem não tem um comprimento uniforme, sendo mais comprida à volta das espáduas e do pescoço. O pêlo é bastante denso, constituído por duas camadas, a exterior mais comprida e a interior curta mas muito densa e oleosa. Deste modo fica eficazmente protegido do frio e das intempéries. As cores admitidas vão do cinza-claro ao preto, passando por todas as tonalidades intermédias de areia ao vermelho.. O Alaskan Malamute é um cão de grande porte, de corpo musculoso e de aspecto um pouco selvagem fazendo lembrar um lobo. A sua cabeça é grande, com um nariz grande e proeminente. Os olhos são pequenos e amendoados e de cor castanha. As orelhas são pequenas, triangulares e rectas, sendo recobertas por uma pelagem macia. O pescoço é robusto e largo, o dorso é comprido e musculado. Os membros posteriores são bastante fortes e vigorosos e os pés são grandes e compactos com almofadas macias e espessas, apropriados para correr na neve. . O único padrão unicolor admitido é o branco. Num padrão com várias cores, o branco deve ser na mesma predominante na barriga, os pés, a parte interior das pernas e no focinho.

O Alaskan Malamute é um cão de grande porte, de corpo musculoso e de aspecto um pouco selvagem fazendo lembrar um lobo. A cabeça é grande, com um nariz grande e proeminente. Os olhos são pequenos e amendoados e de cor castanha. As orelhas são pequenas, triangulares e rectas, sendo recobertas por uma pelagem macia. O pescoço é robusto e largo, o dorso é comprido e musculado. Os membros posteriores são bastante fortes e vigorosos e os pés são grandes e compactos com almofadas macias e espessas, apropriados para correr na neve. 

Esperança média de vida

10 a 12 anos

Temperamento

Apesar do seu aspecto de lobo, o Alaskan Malamute é muito afectuoso com a sua família. Dentro da sua “matilha humana” não escolhe preferidos e está sempre pronto para brincar com qualquer membro.

É cão inteligente e bastante independente. Esta característica faz com que seja mais difícil de treinar. É necessário por isso alguma paciência com os comandos.

Amigável, recebe bem os estranhos e devido à sua fraca apetência para ladrar não é um bom cão de alerta. Geralmente aceitam bem outros animais se forem criados desde pequenos com eles, mas podem ser imprevisíveis na presença de outros cães.

O Alaskan Malamute não é o cão ideal para apartamentos e sentem-se mais felizes com acesso a uma área exterior com dimensões consideráveis. São relativamente activos dentro de casa mas necessitam de caminhadas diárias longas e pelo menos uma hora de exercício mais intenso por dia. Uma boa opção para gastar as energias são caminhadas em montes ou os novos desportos caninos adequados para cães de trenó em que o cão puxa o dono que o segue em bicicleta, patins, a correr, etc.

Afectuoso, amigável, não é um cão de “um só dono”. É um
companheiro leal, dedicado, brincalhão, mas geralmente impressiona pela sua dignidade após a maturidade.












Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.