Japanese Chin







Outros nomes

Spaniel japonês


Queixo

Origem

Japão

Altura média

20 a 27 cm

Peso médio

4 a 7 quilos

Cores

Branco e preto ou tons avermelhado e branco.

Esperança média de vida

12 a 14 anos

Temperamento

Apesar de suas qualidades como cão de companhia, tornou-se popular em todo mundo, graças a concorrência com o pequinês (nos Estados Unidos) e do Cavalier King Charles (Inglaterra).

Um dos pontos fortes da raça é seu temperamento. É ao mesmo tempo brincalhão, altivo e mostra-se bastante selectivo nas suas relações. É muito apegado aos donos e não é muito receptivo a estranhos. É uma excelente companhia para crianças, no entanto, devido seu pequeno porte, deve-se evitar brincadeiras agressivas, pois de contrario, o animal magoa-se facilmente. Convive bem com outros cães e outros animais, e adapta-se bem a todos os ambientes, podendo ser criado tranquilamente em apartamentos, desde que o dono o leve para passear frequentemente.

Os cuidados com a pelagem requerem apenas escovação frequente. Por ser um animal de pequeno porte, necessita de escovação dental, para se evitar a formação de tártaro.

É no geral, uma raça bastante saudável, no entando, pode estar sujeita a certas doenças hereditárias como: o fecho tardio da moleira, hérnia e luxação patelar, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente da cria.

Ao longo do tempo o tamanho foi diminuindo. Segundo textos do século XVIII, estes cães eram tão pequenos que viviam em gaiolas como pássaros presos no tecto das grandes mansões. Nesta mesma época a nobreza principalmente as damas adoptaram definitivamente o Chin como companhia de colo.Estes animais foram apresentados nos Estados Unidos pela primeira vez em 1882, numa exposição canina em Nova York.











Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.