Elkhound







Outros nomes

Norsk Elghund 

GRA Norsk Elghund 

Cinza Elkhound 

Pequeno Cinza Elk Cão 

norueguês Moose Dog 

Harmaa norjanhirvikoira

Origem

Noruega

Altura média

49 a 56 cm

Peso médio

18 a 27 quilos

Cores

A pelagem é cinza com pontas pretas e um subpêlo mais leve, um focinho preto, orelhas e ponta da cauda. As crias Elkhound norueguês nascem pretas e ficam cinza quando chegam a cerca de uma semana de idade.

Esperança média de vida

12 a 15 anos

Temperamento

O Elkhound é um cão de fortes instintos, seleccionado ao longo de séculos para a caça grossa. O seu lado afável e leal fazem dele um óptimo animal de estimação.

O Elkhound é um cão de caça com um latido forte muito útil ao caçador. Pode por isso ser utilizado como cão de alerta, mas pode tornar-se demasiado vocal para quem tenha vizinhos próximos. A sua relativa desconfiança em relação a estranhos e o seu latido também ajudam no desempenho de guarda. 

Estes cães são corajosos e alertas, brincalhões e enérgicos, estão sempre prontos para explorar territórios, de preferência em zonas de clima frio. Devido a esta curiosidade natural, o Elkhound não deve ser solto no exterior, pois tem tendência a divagar pelo território e pode chegar a perder-se.

Tal como outros cães nórdicos, o Elkhound é independente e resistente ao treino. É também muito sensível ao dono e pode ficar magoado com uma atitude injusta por parte deste. Treino consistente desde jovem é uma obrigatoriedade nesta raça.

Apesar de serem cães de trenó, os machos são particularmente territoriais e por isso é melhor emparelhá-los com fêmeas nos trenós. A não ser em casos em que hierarquia já esteja estabelecida entre os dois cães.










Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.