Cairn Terrier







Outros nomes

Cairn Terrier

Origem

Escócia

Altura média

23 a 33 cm

4,5 a 8 quilos

Cores

São permitidas as cores creme, trigo, cinzento ou quase preto. É permitido o padrão tigrado em qualquer uma destas cores. Não é aceite preto ou branco sólido nem preto e bronze. Pontos mais escuros nas orelhas e focinho são típicos.

Esperança média de vida

12 a 15 anos

Temperamento

O Carin Terrier tem o típico temperamento dos terriers: é corajoso, destemido, leal e protector. 

Apesar do pequeno tamanho não é um cão de colo e mesmo que insista, prefere estar a explorar no chão do que a receber festas no colo. 

O Cairn Terrier deve ser disciplinado e o dono deve afirmar-se como um líder desde o primeiro momento. Devido à confiança excessiva que o Terrier têm, se o dono não se afirmar, o cão rapidamente irá passar a controlar a casa. Dito isto, é preciso notas que os Cairn Terriers são também animais sensíveis e não devem ser tratados de forma dura ou áspera.

Os cães de pequeno porte não são geralmente os mais indicados para conviver com crianças, mas o Cairn Terrier tem uma tolerância moderada a algum abuso por parte das crianças. 

O Carin Terrier é um cão curioso e rápido a aprender. Tem de ser estimulado física e mentalmente para não se tornar destrutivo ou demasiado vocal. Devem ser passeados todos os dias, pelo menos uma vez por dia, sempre à trela, pois distraem-se facilmente com animais e cheiros. 

O Cairn Terrier deve viver no interior com contacto com a família. Devido à sua natureza exploradora e de trabalho não são a raça indicada para se ter num jardim cultivado, pois o instinto de escavador é demasiado forte.




Textos e fotografias
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.