Griffon de Bruxelas











Outros nomes

Griffon Bruxellois

Griffon

Griff

Bruss

Origem

Bélgica

Altura média

28 a 33 cm

Peso médio

3,5 a 6 quilos

Cores

A única cor permitida para esta variedade é o vermelho, com marcações pretas aceitáveis apenas no bigode, ao redor do focinho.

O Griffon de Bruxelas possui o pelo duro e este requer alguns cuidados para sua manutenção. O pelo duro do Griffon não deve ser cortado à máquina e sim arrancado (stripping) para que não cresça demais e perca a textura correcta. Esse processo deve ser feito apenas por um profissional, caso contrário pode magoar o cão.

Outro cuidado com a higiene dos Griffons refere-se aos shampoos e condicionadores que podem prejudicar a textura dos pelos assim como o excesso de banhos.

Durante algumas épocas do ano, pode ser verificada a troca do pelo, que por ser duro, não vai cair tanto quanto outras variedades de pêlo curto, mas para que não ´cheire´ deve receber escovações semanais.

Esperança média de vida

Cerca de 14 anos

Temperamento

Pequeno cão bem equilibrado, alerta,
orgulhoso, muito ligado ao seu dono e muito vigilante. Nem tímido, nem agressivo.
CABEÇA: esta é a parte mais característica e notável do cão. A cabeça é grande,
comparada com corpo e tem uma expressão quase humana.

Os griffons são cães que incorporam bem o papel de cães de companhia. São vivazes e alegres mas não costumam ser indicados para quem tenha crianças muito pequenas uma vez que não gosta de brincadeiras abrutalhadas. Normalmente os criadores não recomendam a raça para quem tem crianças menores que 5 anos e alguns nem sequer vendem cães para quem tenha crianças em casa.

São cães muito orientados ao dono, a quem seguem por onde quer que ele vá. Por isso mesmo não são adequados a pessoas que passem a maior parte do dia fora.

Sozinhos por longos períodos, com certeza vão procurar alguma actividade para se distrairem e podem até tornar-se destrutivos.

Extremamente atentos a toda movimentação da casa, são excelentes cães de alarme, uma vez que vão latir ao menor sinal de que há algo de estranho ou diferente.

Apesar do tamanho reduzido, os Griffons adoram um bom passeio e caminhadas, mas deve-se prestar muita atenção e evitar estas actividades nos períodos mais quentes do dia, uma vez que o formato do focinho, achatado como o dos Boxers, Bulldogues e Pug, dificulta a refrigeração do cão e pode levar até mesmo à morte.











Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.