Mastim dos Pirenéus



















Outros nomes

Pyrenean Mastiff

Mastim de Navarra

Mastim Leonês

Mastin d’Argon

mastin d’Argon

Origem

A história do cão é muito antiga e a raça vem sido utilizada há milhares de anos pelos pastores, principalmente nas regiões em torno dos Pirenéus, no sul da França e norte da Espanha. Uma das primeiras citações sobre a raça surgiu no ano de 1407, e de 1675.

Altura média

75 a 81 cm

Peso médio

65 a 70 quilos

Cores

A cor básica é branca, com uma máscara bem definida. Às vezes aparecem manchas irregulares nitidamente distribuídas com a mesma cor da máscara. As orelhas sempre manchadas. A ponta da cauda e as regiões distais dos membros sãobrancas. Máscaras devem ser claramente definidas. As cores mais almejadas na ordem de preferência são: branco puro (branco-neve), manchas de cinza-médio, amarelo dourado intenso, castanho, preto, cinza-prata, bege claro, areia ou manchas marmorizadas. As manchas vermelhas e a cor básica branco-amarelada são indesejáveis.

Esperança média de vida

Cerca de 12 anos

Temperamento

O Mastim dos Pirineus é uma espécie bastante confiante e cuidadosa, principalmente com as crianças, além de ser muito carinhoso.

O instinto territorial deve oferecer protecção ao rebanho ou à sua família sempre que for necessário, apesar disto normalmente o temperamento é calmo e leal. É uma raça que possui grande força de vontade, é independente e reservado. Muito atento, destemido e fiel ás suas funções.

Este cão possui um tamanho que o torna um guardião imponente, e um cão desta raça certamente irá patrulhar um longo perímetro certificando-se de que tudo está bem onde reside. Protege os rebanhos com latidos e é por ser um cão nocturno late muito à noite, em alguns casos é interessante ter um treino para evitar este comportamento.

O cão da raça dos Pirenéus pode ser lento para aprender novos comandos e para obedecer, além de ser um pouco teimoso para treinar. Apesar de relativa teimosia é muito incomum que ele se torne agressivo ou ataque o dono.

É desconfiado com estranhos e se a pessoa não for autorizada a entrar em casa, aperceber-se-à . Foi originalmente um cão guiado para criação de gado, e ainda pode ser encontrado fazendo este trabalho em quintas.

Por ser um cão que conta com um porte avantajado, possui uma aparência imponente além de grande agilidade, é utilizado em actividades de guarda apresentando muitas vezes uma devoção extrema ao seu proprietário sendo considerado um cão excelente para companhia. Está sempre atento e a patrulhar o território e impõe respeito apenas com o olhar.

É um cão que sabe discernir muito bem, o bem do mal, e o certo do errado, o que o torna um cão que apesar de sua origem bastante antiga é muito inteligente. Costuma pastorear muito bem ovelhas e outros animais.

O Mastim dos Pirenéus costuma preferir viver em climas frios, muito mais do que em zonas de calor, tem esta preferência real, pois sente-se mal em locais onde oferecem mais calor. As temperaturas altas podem acarretar o cão a ter problemas de pele ou mesmo de cancro.

Entre as doenças genéticas mais comuns da raça está a displasia de anca.

A pelagem deve ser escovada semanalmente, principalmente na época de mudança de pelo. O cão costuma mudar de pelo uma vez por ano, a escovagem deve ser diária. Os pelos exteriores não possuem uma tendência de formar nós e por este motivo a tarefa é fácil.





















Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.