Komondor







Outros nomes

Hungarian Sheepdog

Hungarian Komondor

Cão Mop

Origem

Hungria

Altura média

70 a 80 cm

Peso médio

50 a 60 quilos

Cores

Branco, preto, ou, por vezes acinzentada.

Esperança média de vida

10 a 12 anos

Temperamento

O Komondor é construído para guardar o gado. O temperamento do Komondor é como o de a maioria dos cães de gado e de guarda; é calmo e firme quando as coisas são normais, mas em caso de problemas, o cão vai destemidamente defender os seus rebanhos. Foi criado a pensar e agir de forma independente e tomar decisões por conta própria. 

É afectuoso com a família,e gentil com os filhos e amigos da família. Apesar de desconfiar de estranhos, podem aceitá-los quando é evidente que nenhum problema irá acontecer, mas é instintivamente muito protector da família, casa e bens. O Komondor é bom com outros animais de estimação da família, mas é intolerante à invasores e provocações, e não é um bom cão para a vida da cidade. O cão é vigilante, vai descansar durante o dia, mantendo um olho no ambiente, mas à noite está em constante movimento, patrulhando o local, movendo-se para cima e para baixo em torno de toda a área. Os cães costumam derrubar intrusos e mantê-los para baixo até que o proprietário chega. Criadores Komondor húngaros costumavam dizer que um intruso pode ser autorizado a entrar na propriedade guardada por um Komondor, mas não será autorizado a sair novamente.















Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.