Raças de Cães Portuguesas

Barbado da Terceira


Esta é a raça portuguesa mais recentemente reconhecida. Originária da Ilha da Terceira, nos Açores, este cão de porte médio pode ser um excelente animal de companhia.

Contudo, apesar do seu olhar risonho (a sério, olhem para ele), este cão tem uma personalidade forte. O Barbado pode ser amarelo, preto ou branco.

Barrocal Algarvio


Este habilidoso caçador já esteve à beira da extição. Diz-se que o seu pêlo é tão macio que o próprio é muitas vezes chamado de felpudo ou lanudo. Resiliente como é, pensa-se que o Barrocal Algarvio provém dos tempos Faraónicos quando o Galgo Egípcio se disseminou ao longo da bacia mediterrânica. Mas parece que terá adorado a região Sul de Portugal, especialmente a área do Barrocal.

Cão de Água Português


Já todos ouviram falar de Bo, o famoso Cão da Casa Branca. O Bo é totalmente preto mas poderia de igual modo ser branco ou castanho. Como o nome sugere, este cão não só adora a água: foi feito para a água. A cauda é comprida e as patas possuem membranas interdigitais que o permitem ser melhor nadador. Muito inteligente e ativo, costuma ser obediente.

Cão da Serra de Aires


Um espécime de tamanho médio, o Cão da Serra de Aires é um cão pastor. Graças a um focinho particularmente felpudo e uma atitude energética, a sua alcunha é Cão Macaco. Se fizer exercício suficiente como um passeio diário bem longo com o seu companheiro humano, irá (provavelmente) permanecer calmo dentro de casa.

Cão de Castro Laboreiro


Este é o cão de Castro Laboreiro, também chamado de cão pastor, originário das montanhas do norte do país, vila de Castro Laboreiro. Elegante, assemelha-se a um lobo, independente, inteligente e fiel.

Cão de Fila de São Miguel


Da ilha de São Miguel nos Açores, o Cão de Fila de São Miguel é particularmente obediente e ágil. Irá genuinamente manter a salvo e proteger o que é seu. Como qualquer outro cão trabalhador, gosta de ter uma tarefa.

Cão da Serra da Estrela


Uma das raças de cães mais antigas da Península Ibérica, o Cão Serra da Estrela estabeleceu-se ao longo dessa área. Um guarda e pastor exemplar, adora ladrar e é um cão de um só dono.

Perdigueiro Português


O Perdigueiro Português, um exemplo de devoção e de curiosidade extrema. Capaz de concretizar várias tarefas, é regularmente utilizado para a caça da perdiz, pois é capaz de se movimentar muito rapidamente e adaptar-se a vários tipos de ambiente. Muito calmo e meigo, tende a ser um pouco petulante para com os outros cães

Podengo Português


Esta raça portuguesa apresenta três tamanhos: pequeno, médio e grande. Tradicionalmente, o pêlo é curto e suave mas pode também ser longo e áspero.

Sendo um cão que gosta de caçar em matilha, é extremamente leal, um bom guarda e um bom cão de companhia.

Mastiff da Terceira


Esta raça da Ilha da Terceira, nos Açores, é um pouco mais controversa: não foi ainda reconhecida como raça oficial. Ao invés, é vista como uma variante regional. Conhecido como “Cauda de Porco”, este cão forte foi desenvolvido como um cão de luta famoso entre os piratas da região. Foi um dia declarado extinto mas os habitantes locais conseguiram trazê-lo de volta.

Imagens e textos (tradução automática), colhidos da internet

1 comentário:

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.