Grande griffon da Vendeia





Outros nomes

Grand basset griffon Vendéen

Griffon Vendeen

Origem

França

Altura média

61 a 66 cm

Peso médio

30 a 35 quilos

Cores

Louro, pêlo de lebre, branco e laranja, branco e cinzento, branco e pêlo de lebre, tricolor com tons mencionados.

Esperança média de vida

10 a 12 anos

Temperamento

Este simpático canídeo é extremamente independente e dotado com um carácter forte e determinado.

Em casa é um bom cão de família, com um temperamento equilibrado, pouco agressivo, mas com alguma dificuldade para obedecer. Talvez devido a este último aspecto, e ao facto de serem animais de porte bastante considerável, estes cães são normalmente mais indicados a donos que já possuam alguma experiência, uma vez que precisam de um treino firme e consistente, para que não desenvolvam comportamentos que não são típicos da raça.

A origem está nos “greffiers”, descendentes por sua vez da variedade branca do Saint Hubert, cruzada com uma cadela italiana de caça branco-loura; os resultados foram chamados “Cães brancos do rei”, já que o progenitor era um cão branco que o rei havia presenteado ao criador; quanto ao termo “greffier”, deve-se ao facto de que o proprietário da cadela de caça era um secretário do rei, isto é, um “greffier”. Esses “greffiers” sofreram mais uma transfusão de sangue de cães de herdade. (Este último, entretanto, haveria de prejudicar os dotes de resistência da raça).













Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.