Gascon saintongeois







Outros nomes

Grand Gascon Saintongeois

Gascão Saintongeois

Origem

França

Altura média

65 a 72 cm

Peso médio

30 a 32 quilos

Cores

De fundo branco, marcado com pintas pretas, algumas vezes sarapintada. Duas manchas pretas ficam geralmente em cada lado da cabeça, cobrindo as orelhas, circundando os olhos e parando nas bochechas. As bochechas são de cor castanha, preferencialmente pálida. Duas características: marcas castanhas colocadas acima das arcadas superciliares conferem uma aparência de quatro olhos (“quatroeillé”). Alguns pêlos fulvos podem aparecer na região superior do couro das orelhas sem contudo dar a aparência de tricolor à cabeça. Por vezes existe na base da coxa uma cor castanha, folha morta típica chamada “marca de corço” (“roe buck mark”).

Esperança média de vida

Cerca de 12 anos

Temperamento

Calmo; obedece com facilidade. O Grand Gascon-Saintongeois é meigo e seguro com as crianças, dá-se bem com outros cães e raramente morde. Nunca foi criado apenas em termos de companhia, mas se for educado em casa desde pequeno, torna-se um razoável cão caseiro. Aceita bem o treino de obediência e requer exercício freqüente
Comportamento: Instintivamente cão de matilha ( “cão de ordem”). Possui faro refinado, é intrépido e dotado de uma sonora voz. É um caçador inveterado e continua a ser usado para caçar cabras-montesas, javalis e outras presas grandes.









Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.