Cão de Canaã






Outros nomes

Canaan Dog

Kelev Kna’ani 

Kaleb Kana’an 

Origem

Território palestiniano; Jordânia e Líbano e actual Israel

Altura média

18 a 24 cm

Peso médio

18 a 25 quilos

Cores

A cor varia do preto ao creme e todos os tons de castanho e vermelho entre, geralmente com pequenas manchas brancas, ou todo branco com manchas de cor. Máscaras de todos os tipos é permitido, assim como brancos ou máscaras negras .

Esperança média de vida

11 a 13 anos

Temperamento

O passado difícil desta raça ajudou-a a desenvolver algumas características que lhe permitissem assegurar a sobrevivência no deserto. Talvez por isso, a postura vigilante, a astúcia e a capacidade de adaptação a condições extremas, sejam cunhos típicos dos Cães de Canaã.

É-lhe também reconhecido o sentido de lealdade, já que protege a família com empenho, apesar de não ser um cão agressivo por natureza. É, pelo contrário, um cão defensivo, desconfiado perante estranhos (que observa atentamente) e zeloso com o seu território. Por fim, é um cão fácil de ensinar, extremamente devoto, que respeita e protege as crianças.






Textos e fotografias 
recolhidos na internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.