Dálmata









Outros nomes

Dog Transporte 

Spotted Dog 

Firehouse Dog 

Plum Pudding Dog

Dal

Origem

Dalmácia – Croácia

Altura média

51 a 66 cm

Peso médio

24 a 32 quilos

Cores

A pelagem é curta, lisa e grossa e deve ser densa e brilhante. A cor do fundo é sempre branca e as manchas são pretas ou fígado. As pintas devem ser redondas e com 2 a 3 cm de diâmetro. As pintas na cabeça, causa e extremidades são mais pequenas do que as encontradas no resto do corpo. Os exemplares menos manchados são os mais apreciados, sendo considerado defeito quando duas manchas se juntam (excepto nas orelhas).

Esperança média de vida

10 a 12 anos

Temperamento

O Dálmata é normalmente bastante alegre, sempre pronto para brincadeiras e longas caminhadas. 

Muitas vezes comprados por impulso, devido à sua popularidade e aspecto único, os donos não se informam sobre o tipo de cão que estão a adquirir. O Dálmata tem uma alta necessidade de exercício e pode desenvolver distúrbios comportamentais se não for exercitado convenientemente. Necessita de um treino firme e consistente, que aposte no reforço positivo. Os Dálmatas maltratados são conhecidos por manterem essas memórias e não ultrapassarem os traumas até ao fim das vidas. Os Dálmatas são animais inteligentes, característica responsável por alguma teimosia. 

De temperamento bastante dócil, os Dálmatas podem ser bastante desajeitados com crianças mais novas, visto de gostarem de brincadeiras enérgicas e exuberantes. O Dálmata é receptivo a outros cães, mas por vezes podem surgir atritos sobretudo entre dois machos. Sensíveis e leais, os Dálmatas são bons cães de alerta. 

Devido ao espírito vivo e enérgico do Dálmata, este não é um cão ideal para apartamento. Nestes casos, o Dálmata deve ser levado a dar um longo passeio várias vezes ao dia. Bastante enérgicos no interior, a raça dá-se melhor com um quintal ou pátio de tamanho médio, o que não dispensa os passeios com o dono. Este cão não é de exterior e deve ter abrigo para os dias frios e sombra para os dias quentes.

O pêlo branco com pintas pretas torna esta raça tão característica e apreciada que facilmente é reconhecida por toda a gente. A sua enorme popularidade deve-se em grande parte ao filme da Walt Disney para crianças “Os 101 Dálmatas” baseado no livro de Dodie Smith com o mesmo nome. Este retrata o anseio de uma milionária sem escrúpulos em possuir um original casaco feito a partir da pele de Dálmata.












Textos e imagens
recolhidos na internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.