Pastor Belga




















Outros nomes

Ovejero belga

Chien de Berger Belge

Pastorus Belganus

Pastus Belgarius

Belgian Sheepdog

Origem

Bélgica

Altura média

62 a 68 cm

Peso médio

29 a 45 quilos

Cores

As cores variam entre o preto, vermelho, gamo e cinzento.

Esperança média de vida

Cerca de 12 anos

Temperamento

O Pastor Belga é uma companhia afectuosa e leal, que se revela gentil e paciente com as crianças. É um cão instintivamente protector, sem que seja impulsivamente agressivo, daí que seja aconselhável que o seu dono acompanhe o seu crescimento e o insira na família, por forma a não desenvolver comportamentos inadequados à raça. Na verdade, este cão aprecia a companhia da família e, se for bem acolhido, tornar-se-á num animal de estimação doce. 

É um cão obediente, dotado com grande capacidade de aprendizagem e inteligência, que precisa, no entanto, de uma educação sistemática e positiva. É igualmente um animal talhado para o trabalho, já que é determinado, corajoso e dotado com grande resistência à fadiga. 
















quatro variedades de Pastor Belga Lakinois, Malinois, Groenandel e Tervuren

A raça Pastor Belga é dividida em quatro tipos de cães, que em muito se assemelham, porém o comprimento e a cor da pelagem, entre outras características, distinguem-nos: o Pastor Belga Tervueren, o Pastor Belga Malinois, o Pastor Belga Laekenois, e finalmente o Pastor Belga Groenendael. A principal característica da variedade mais popular, o Groenendael é a linda e longa pelagem negra, de aparência densa e abundante. A altura dos machos fica entre 60 e 66 cm, já as fêmeas medem de 56 a 62 cm.
Pastor Belga Groenendael

Pela sua atractiva linha estética, a pelagem reluzente, longa, espessa e toda preta, o Pastor Belga Groenendael hoje pode competir com os melhores cães de luxo e de companhia. Com esta raça volta a sobressair as características comuns a muitos outros cães pastores: a inteligência, as qualidades físicas, que difundiram a sua utilização desempenhando tarefas distintas da original. Este cão pastor, valente, vigilante, afectuoso revela-se um excepcional cão de guarda, e tem sido empregado vantajosamente como auxiliar na acção policial. É sem dúvida, a mais difundida entre as variedades de pastores belgas. O nome, veio do lugar onde se deu o inicio da criação, o castelo de Groenendael, localizado ao sul de Bruxelas.
Pastor Belga Tervueren

O Pastor Belga Tervueren, que difere do Groenendael por mostrar a cor loura encarvoada é considerado um cão mais robusto e muitos criadores utilizam-no precisamente para reforçar o sangue da raça afim. Além disso, pode dizer-se que possui todas as características comuns aos demais pastores belgas. Como todas as outras variedades, o Tervueren é um cão de tamanho mediano, de estrutura quadrada e bem proporcionado.
Pastor Belga Malinois

Na região noroeste da Bélgica vive o Malinois, um cão considerado mais rústico em relação às outras três variedades, mas não grosseiro, robustíssimo, e por esta razão apto para os mais diversos trabalhos, relacionados ou não às tarefas de pastoreio. A pelagem é densa, de boa textura, formando um sub pelo lanoso, com excelente cobertura protectora. Apresenta pelagem curta sobre o corpo e mais abundante na cauda e ao redor do pescoço. A belíssima máscara escura que se forma ao redor dos olhos, orelhas e focinho é bem pronunciado, e característica do Pastor Belga Malinois.
Pastor Belga Laekenois

Com pelagem longa e dura, de cor louro dourado, o Pastor Belga Laekenois toma o nome do castelo real de Laeken, onde a rainha Maria Henriqueta costumava observar as tarefas desta raça, a sua preferida e a qual favoreceu notavelmente. A principal característica do Pastor Belga Laekenois é a pelagem dura, áspera e eriçada. O comprimento do pêlo é de 6 cm em todas as partes do corpo, sendo um pouco mais curto sobre o focinho, na testa e nas patas. Ao redor dos olhos, a pelagem não é tão desenvolvida ao ponto de esconder a forma da cabeça.

Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.