Cão | Canis lupus familiaris |

 Pergunto: ‘Por que o meu cão está a fazer isto?’


Acontece que nem sempre conseguimos entender o que os nossos cães estão a tentar dizer-nos. Bem, decidimos conduzir um monte de experiências científicas * e descobrir por que os cães fazem as coisas que fazem. Vamos ver a pesquisa – é mais surpreendente do que pensa.

Quando lambe os lábios

Veterinários e treinadores de cães vieram com a frase “sinais de acalmia” quando se referiam a cães lambendo os lábios. Geralmente, também pode ser um gesto de apaziguamento, destinado a aliviar uma pessoa ou outro animal que eles consideram uma ameaça.


Então, se o seu cão está a lamber os lábios, não é porque está com fome! Pode querer ter certeza de que se sente segura e confortável desde que está a tentar afastar a agressão. Claro, um pouco de comida pode funcionar também!

Quando mastiga meias ou chinelos

Já nos aconteceu a todos! Depois de chegar a casa de um longo dia de trabalho, podemos ver os novos chinelos absolutamente destruídos pelo nosso cão. Mas por que deve sempre destruir as nossas roupas? Bem, aqui está o porquê:


Ele quer mastigar e então mastiga! Não podemos impedir o cão de mastigar (gostam do hábito), e então a melhor coisa a fazer é comprar um brinquedo. Se receber um brinquedo de mastigar, entretém-se pode encontrar as meias salvas para outro dia.

Quando te lambe

É sempre bom ser lambido pelo seu cão – mesmo que seja um pouco confuso às vezes! Mas por que nossos cães apreciam o gosto de nós? Bem, acontece que eles não nos acham tão deliciosos quanto gostaríamos de pensar.


Na verdade, os cães lambem-nos para afirmar o domínio sobre nós e outros cães. Enquanto esta é a razão principal, há também outra razão mais fofa – quer atenção! Aprendeu que você responde. E ele lambe, e é por isso que faz isso.

Quando ele grunhe

Normalmente, o grunhido do seu animal de estimação é uma acção involuntária. Você já notou o seu cão a grunhir, quando ele está descansando? Ele provavelmente nem sabe que está fazendo isso. Bem, nós investigamos e descobrimos por que grunhe assim!


Os grunhidos dos cães são causados ​​pela respiração difícil que é reduzida ao ritmo. É por isso que geralmente é quando está relaxando. Quando seu cão está grunhindo, é porque está tão feliz e relaxado.

Quando choraminga

Pode quebrar nossos corações para ouvir-los choramingando. Há muitas razões pelas quais os cães reclamam de nós, mas a principal razão é clara: eles querem nossa atenção. Então, cabe a nós descobrir exactamente o porquê.


Os cães choramingam quando sentem frio, solidão ou fome. Então, da próxima vez que ouvir o seu cão choramingando do outro quarto, corra e dê um grande abraço e um lanche! Eles precisam ver e sentir o seu amor – então dê a eles!

Quando pisca

Cuidado – você pode ficar louco com esse! Naturalmente, seu cão vai piscar o tempo todo, mas fique atento para como eles fazem isso. Em seu padrão de olho, você pode identificar algo desconhecido – então o que isso significa?


Bem, os cães usam o piscar como forma de comunicação. Especificamente, usam-no para negociar um com o outro. Cães piscam como se dissessem: “Eu venho em paz!” Quando o seu cão pisca para você, é porque ele se sente seguro e confortável ao seu redor.

Quando boceja

Claro, sabemos que o bocejo é um sinal de cansaço, por isso não se surpreenda ao vê-lo bocejar depois de voltar do parque numa grande corrida do dia. No entanto, há outra razão pela qual pode bocejar, o que pode ser motivo de preocupação.


Os cães também bocejam quando se sentem stressados. Então, é importante notar o seu comportamento fora do próprio bocejo. Se não adormecer depois de um bocejo, pode estar stressado, por isso é importante tirar os afagos!

Quando ele está de volta

O acto em que seu cão levanta o cabelo para trás é chamado de piloereção. Quando ele faz isso, pode não estar dizendo nada – pelo menos não de bom grado. O comportamento é realmente involuntário e é uma reacção de ‘luta ou fuga’ à ansiedade.


Mas por que ele está reagindo assim? Pode querer saber porque os músculos das costas do seu cão estão se contraindo. Certifique-se de que ele saiba que está num ambiente seguro e não fique muito longe dele pelos próximos minutos.

Quando late ao carteiro

O pobre carteiro: ele viu o seu cão todos os dias durante meses ou mesmo anos – então por que late com ele todas as vezes que ele visita? Não é como se ele fosse um estranho para ele. Então, por que late com ele mesmo que esteja bem familiarizado?



Bem, é tudo por causa de um padrão de dominância! Claro, o carteiro sempre sai logo depois que ele chega. Então, cada vez que o seu cão late para ele e depois dele sair, isso o faz pensar que ele está respondendo ao seu chamado por domínio.

Quando ele sobe no sofá

Há algo mais irritante, mas mais bonito do que o seu cão dormindo no sofá? Você provavelmente disse a 100 vezes para não subir no seu espaço no sofá – então por que ele insiste em subir lá todos os dias?


Filhotes jovens são tentados a subir para superfícies mais altas, na tentativa de afirmar o domínio. Quando são pequenos, provavelmente escalam a primeira coisa que podem: seu sofá. Uma vez mais velhos, podem apenas gostar de estar perto do seu cheiro quando você não está em casa.

Quando arranha o chão

Proprietários de cães jovens podem notar como podem, por vezes, arranhar ou guinar em tapetes ou superfícies do chão. Enquanto isso pode ser no jardim, pode causar danos a longo prazo no chão da cozinha!


Acontece que pode estar a fazer isso como uma maneira de afirmar o domínio. Ao deixar um sinal visual de que esteve lá (para não mencionar o suor do exercício), ela está a marcar o seu território como um aviso para outros cães.

Quando ele come a trampa

Isso é uma coisa estranha de fazer, seja você um cãozinho ou não! Acontece que o termo realmente tem um nome: coprofagia. Comer seu cócó é bastante comum entre os filhotes, e isso é porque realmente vêem as mães fazendo isso quando limpam o covil.


A coprofagia é um pouco mais preocupante entre os cães mais velhos que já estão conscientes dos problemas de comer as fezes. Deve levar o seu cão mais velho para um veterinário se eles estão comendo seus resíduos devido ao stress ou doença.

Quando rola em coisas fedorentas

Existe algo mais aborrecido? Você acabou de banhar seu cachorro e ele sai para rolar num pedaço de relva lamacenta! A razão pela qual fazem isso, provavelmente, não o surpreende.



Quando os cães rolam ao redor da relva ou terra, não estão colectando um novo cheiro mas estão a tentar espalhar o seu próprio cheiro. Rolar é uma maneira de marcar território e contar aos outros onde esteve. Alguns acreditam que também pode ser uma maneira de encobrir o cheiro de predadores.

Quando age mais feliz com os cães da mesma raça

É difícil para nós imaginarmos uma vez que existe apenas uma espécie de sapiens. Mas como é ver um cão interagir com diferentes raças? Você pode notar que os cães preferem estar em torno de cães da mesma raça que os outros – mas por que isso acontece?


Cães são geralmente mais felizes em torno de raças semelhantes, uma vez que lembra os irmãos quando eles estavam crescendo. Não é que eles estejam infelizes em torno de raças diferentes, mas ele ama estar perto de cachorros como ele.

Quando cheira antes de urinar

Sabemos que o nariz de um cachorro é um dos mais fortes farejadores de odores do mundo. É por isso que a polícia os usa em vez de qualquer outro tipo de tecnologia. Então, quando está determinada a cheirar antes de urinar, você pode apostar que há uma razão para isso.


Bem, normalmente está a procurar em algum lugar que não tenha um cheiro de outro cachorro. Ao procurar um lugar para “eliminar” com a urina, quer ter certeza de encontrar um lugar que seja dele.

Quando ele cheira outros cães

Todos nós vimos nossos cães correrem até aos outros no parque e imediatamente cheirarem os rabos. Enquanto pensamos que é engraçado (embora nojento!) Já paramos e nos perguntamos por que adoram sentir o cheiro dos rabos?


Bem, os rabos dos cães geram feromônios, que é um produto químico segregado por um animal que determina o desenvolvimento comportamental. Isso significa que os cães podem examinar a personalidade de outros cães sentindo o cheiro de seus traseiros. Você consegue imaginar se os humanos fizeram isso?

Quando ele ofega

Você já viu seu cachorro arfando, mesmo que não esteja correndo? Enquanto nós geralmente fazemos isso para aumentar nossos níveis de oxigénio, os cães têm uma razão diferente a respeito de por que eles ofegam.


Cães usam ofegante para regular a temperatura do corpo. Como não podem suar tanto quanto os humanos, confiam em métodos diferentes para se livrarem do calor interno. Outro motivo pode ser devido à ansiedade, por isso não se esqueça de dar-lhe um abraço também! Pode sempre fazê-lo sentir-se melhor.

Quando come relva

A relva não é muito saudável para comer como uma merenda, mas há duas razões principais pelas quais o cão continua comendo. O primeiro é usá-lo como um purgante e ajudá-lo a ir à casa de banho. Pode parecer grosseiro, mas é bom para sua digestão!


A segunda razão é, simplesmente, gosta disso! Mesmo que não adicione vitaminas ou nutrientes, os cientistas acreditam que existem razões evolutivas pelas quais gosta de comer relva em parques.

Quando abana o rabo – rápido ou lento?

Sabemos que abanar um rabo geralmente está relacionado a quanta energia ou excitação do seu cão pode ter a qualquer momento. Então, você pode querer considerar a velocidade em que abana a cauda para entendê-la um pouco melhor.


Talvez você tenha comprado um novo tipo de brinquedo, e seu rabo está abanando, mas é sem brilho. Talvez você tenha chegado a casa depois de uma viagem de dois dias e esteja prestes a voar! A velocidade da cauda é um forte indicador de seus sentimentos e níveis de energia.

Quando procura a própria cauda

Todos nós já vimos isso centenas de vezes – seu filhote passará horas tentando agarrar a parte de trás da cauda. Embora pareça que está apenas se divertindo um pouco e gastando um pouco de energia, pode ser um motivo para mais preocupação.



Perseguir um rabo origina-se de um alto impulso predatório sem a capacidade de “anular” o instinto de procurar por algo. Na verdade, isso pode até levar a mudanças de humor ansiosas ou obsessivas, então deve visitar um veterinário se o seu filhote fizer isso com muita frequência.

Quando se mete debaixo dos cobertores

Os cães podem relacionar-se com cobertores – ou outros bichos de pelúcia – da mesma forma que as crianças costumam continuar chupando o dedo. Seu filhote pode estar preso a uma ideia porque foi retirado da mãe muito cedo e ainda precisa de alguma forma de cuidado ou conforto.


Você pode notar que ele continuará chupando ou brincando com objectos inanimados. Há mais possibilidades de ver isso entre raças como Doberman Pinschers e Dachshunds desde que eles são tirados de seus pais mais cedo do que a maioria.

Quando enfia a cabeça para fora da janela

Qualquer dono de um cãozinho que tenha feito uma viagem saberá isto: Depois de arranhar a janela por alguns minutos, você abre um pouco e vê como ele enfia a cabeça para fora dela! Se feito com segurança e cuidado, você verá seu cão sorrindo por horas.


Mas por quê isto? Bem, não tem nada a ver com a sensação de voar. Na verdade, o seu cão está simplesmente desfrutando de todo o forte cheiro de uma estrada secundária. Ele pode ficar excitado demais para sentir o cheiro de mais árvores, relva ou animais por aí. Apenas certifique-se de que é seguro!

Quando late com outros cães com a cabeça erguida

Normalmente, os cães latem para tentar afirmar o domínio – como já discutimos com o carteiro. Bem, quando você o vê latindo para outros cães, isso pode ser a mesma coisa: especialmente se a linguagem corporal dele mudou.


Observe se está latindo com contacto visual directo ou postura corporal tensa. Normalmente, o seu comportamento físico lhe dirá se está se sentindo ameaçado ou assustado. Pode estar na hora de mantê-lo na coleira por um tempo!

Quando late com outros cães com orelhas pressionadas para encabeçar

Aqui está outra forma de latir que você pode querer aprender um pouco mais sobre isso. Quando o cão está latindo com as orelhas pressionadas contra a cabeça, ele está admitindo a submissão ao cão mais dominante. Você também pode ver a cauda caindo entre as pernas.


Tudo bem. Sempre há cães que são mais dominantes ou submissos que outros. É importante que seu filhote esteja sempre sentindo a amizade que lhe dá!

Quando escava rapidamente

Semelhante a perseguir uma cauda, ​​você pode ver um cão cavando rapidamente devido ao instinto predatório inerente que têm. Isso pode ser particularmente verdadeiro entre os terriers, que foram criados para perseguir animais que se escondem no solo.



Você perguntou: ‘Por que meu cachorro está fazendo isso?’

Quando ela escava rapidamente

Semelhante a perseguir uma cauda, ​​você pode ver um cachorro cavando rapidamente devido ao instinto predatório inerente que eles têm. Isso pode ser particularmente verdadeiro entre os terriers, que foram criados para perseguir animais que se escondem no solo.


Isso pode explicar por que seu cão às vezes enterra um presente ou um tesouro para cavar mais tarde. De acordo com seu DNA, eles estão acostumados a encontrar e esconder coisas no fundo de quando ainda não foram domesticados.

Quando leva comida para outro quarto

Você já notou como o seu cão pode levar a comida para fora da tigela e comê-lo noutra sala? Você pode pensar que é porque ele não quer comer perto de você, mas a verdadeira razão é realmente muito mais prática.


Não, ele não é um comedor secreto! Este hábito ocorre entre os cães mais submissos que não querem que sua comida seja retirada por criaturas mais dominantes. Você pode ver seu animal de estimação fazendo isso mesmo se não houver outros cães presentes no momento.

Quando ele esconde seus deleites

Você quer recompensar seu filhote – então por que está mantendo o tratamento? Bem, esta é realmente uma forma impressionante de prazer tardio que vem de seus dias como cães selvagens. Aqui está o porquê:


Quando eles caçavam, os cães muitas vezes nunca sabiam de onde viria sua próxima refeição. Então, eles esconderam alguns alimentos no chão para guardá-los para depois. Dessa forma, eles sempre sabiam que tinham alguma sobra. Inteligente!
Quando ele corre em seu sono. Isso é muito fofo, de facto. Quando o seu cachorro está tendo seu cochilo da tarde, você pode notar como as pernas dele estão abanando, como se ele estivesse correndo na hora. O que é isso e por que ele está fazendo isso? Bem, a resposta é provavelmente mais chata do que você pensou.

Ele está sonhando, claro! Ele provavelmente tem um sorriso enorme no rosto enquanto sonha em perseguir um gato numa árvore. Existem muitos vídeos no Youtube mostrando esses cães sonhando assim – quantos você viu?



Quando pende a cauda entre as pernas

Então, nós sabemos o que significa quando está abanando o rabo rapidamente. Isso é apenas uma boa notícia, certo? Então, faz sentido que quando ela baixa, é algo diferente. Bem, existem duas razões principais pelas quais um cachorro estava abaixando sua cauda assim.


O primeiro é um sinal de um cão confiante ou dominante que pode sentir como se pudesse “baixar a guarda” em torno de outras pessoas. No entanto, também pode ser um sinal de que ela está ansiosa, por isso certifique-se de aprender a diferença entre os dois!

Quando aponta sua cauda

Enquanto a cauda pendurada pode significar que está com medo, uma cauda alta diz o contrário – eu estou pronto para lutar! Considere o humor do seu cão quando você vê o rabo dele apontado assim: isso pode significar que ele está se sentindo agressivo ou violento.


Pode ser uma tentativa de mostrar dominância entre outros cães e se estender de uma maneira que mostre poder e controle. Certifique-se de que ele não perca a calma e acabe lutando com outro cão no parque. Ninguém quer isso!

Quando anda em círculos antes de dormir

Os cães nem sempre são abençoados com camas bonitas e confortáveis ​​para dormir a noite toda. Era uma vez, os cães selvagens tinham que fazer a própria cama a cada noite. Bem, é por isso que podemos vê-los circulando em torno de uma cama em cada noite.


A acção remonta a quando os cães faziam a própria cama andando em volta de um pedaço de relva ou lama para criar uma almofada. Mesmo depois de todos estes anos, ainda está no seu DNA circular antes de dormir.

Quando cheira a nossa virilha

É uma das acções mais engraçadas que um cão faz – mesmo que seja um tanto estranho às vezes. Então a questão ainda permanece: o que um cão pode ganhar com o cheiro de nossa área especial? Bem, na verdade pode ganhar bastante.


Nossas virilhas liberam feromónios específicos que os cães podem cheirar para ver se estamos confiantes ou com medo. Ao nos dar um cheiro primeiro, podem descobrir que tipo de pessoa somos e se eles se sentem seguros perto de nós.

Quando treme com brinquedos na boca

Imagine isto: é tudo divertido e jogos com o cão e o brinquedo favorito. Mas, antes que perceba, ela começou a pegar o brinquedo e a sacudir violentamente da esquerda para a direita. Por que faz isso? Bem, acontece que também está no seu DNA.


Apanhar alguma coisa que quer sacudir na boca é semelhante ao que seus ancestrais fizeram quando eram lobos. A acção é garantir que a presa esteja morta e segura para comer. Acontece que num animal de estimação domesticado ainda tem o desejo de matar a presa – então cuidado!

Quando se afasta dum animal de estimação

Pode ser estranho ver o cão afastar a cabeça enquanto o está acariciando. Afinal, queria atenção o dia todo e agora está a afastar-se? O que dá?


Bem, acontece que você pode estar a fazer alguma coisa errada! Normalmente, os cães não gostam de ter animais de estimação, então fique longe de lá. Quando ele quer um animal de estimação, certifique-se de acariciar o queixo ou o lado do rosto. Sua decisão de se afastar de você também pode ser um sinal de domínio.

Quando brinca aos arcos

Você já viu o seu cãozinho abaixar-se e fazer parecer que está se curvando para você? Existem algumas razões pelas quais faz isso e o que significa para ele entre os donos ou outros cães no parque


Acontece que ele faz isso quando se sente lúdico e feliz. Ao se curvar assim, agora é a hora perfeita para pegar uma bola e jogá-la! Ele vai adorar correr e usar um pouco de energia que tem.

Quando uiva à noite

Nós discutimos por que um cão iria latir (e as diferenças entre eles), mas e quanto a uivar? Tudo o que sabemos é que os uivos altos e longos à noite podem manter-nos acordados. A resposta pode não o surpreender tanto quanto você pensa.


Cães selvagens costumavam comunicar entre os grupos e comunidades, e é um traço que se mantém em animais domesticados hoje em dia. Então, quando seu cão uiva à noite, tudo o que ele está fazendo é canalizar seus ancestrais

Quando ele olha para si

Este acto sozinho é responsável pelos famosos ‘olhos de cachorro’ que todos nós tivemos que enfrentar! Quando os cães olham para si, geralmente é a maneira deles procurar atenção ou concentrar-se em ganhar um prazer.


Curiosamente, as crianças pequenas também praticam isso quando querem alguma coisa! Deve haver alguma coisa na nossa evolução para reagir paternalmente aos olhos jovens quando eles querem alguma coisa. Ainda assim, não há nada melhor!

Quando ele te choca (ou outros cães)

Este é um encontro estranho que é definitivamente familiar para aqueles com cães adolescentes. Você pode estar a ter um bom passeio no parque ou relaxar em casa e, de repente, o seu cão monta você! Ele te acha atraente? Bem não. Aqui está o porquê de ele te humilhar.


Mesmo se forem castrados ou esterilizados, eles ainda farão isso. Não tem nada a ver com impulsos sexuais, ou mesmo afirmação de dominância. Às vezes, é apenas a maneira dele atrair a sua atenção . Então, não precisa de ficar envergonhado na próxima vez que ele fizer a mesma coisa!

Quando inclina a cabeça

Você já disse alguma coisa para o seu cão e ele inclina a cabeça para o lado? Parece que está comunicando consigo como se dissesse ‘hein’. É uma acção engraçada que imita os seres humanos e sua confusão – mas por que eles fazem isso?


Acontece que os cientistas não sabem ao certo porque os cães fazem isso. Alguns acham que é porque não ouvem humanos e estão tentando ajustar seus ouvidos. Seja seguindo um comando ou ouvindo novos sons, ele pode querer ouvir o máximo possível.

Quando ele te segue

Se o seu cão está sempre a segui-lo, é provável que você o ache charmoso ou um pouco incómodo. De qualquer forma, é importante entender por que o está a seguir sem lhe dar uma oportunidade a si mesmo!


Existem algumas razões pelas quais ele pode estar a fazer isso. Algumas raças gostam de ter a companhia dos seus donos. Outros podem estar sofrendo de ansiedade de separação e não gostam da ideia de ficarem sozinhos. Com sorte, ele só quer alguma atenção inofensiva, então esteja preparado para dar um bom beliscão na barriga dele!


Imagens e textos (tradução automática), colhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.