Mastim napolitano





















Outros nomes

Italiano Bulldog 

Mastino Napoletano 

italiano Molosso 

Can’e presa

Mastino

Italian Mastiff

Origem

Itália

Altura média

60 a 75 cm

Peso médio

60 a 70 quilos

Cores

Curto, espesso, brilhante e uniforme. As cores em que pode ser visto são o preto, o cinzento, o tigrado, o chumbo e o aloirado. Pode ter manchas brancas no peito ou nos dedos.

Esperança média de vida

7 a 9 anos

Temperamento

Como é um cão que ainda consegue apresentar uma grande série de traços dos seus ancestrais, fisicamente, e também em relação ao seu comportamento, é um cão que ainda consegue ser um excelente cão de guarda. Ainda consegue manter a guarda e vigiar grandes locais. Apenas pela sua presença imponente acaba por espantar qualquer pessoa estranha que tente entrar no seu território. O mesmo vale para a maioria dos animais, que enxergam no tamanho do Mastim uma ameaça evidente.

Além disso, outra característica que faz parte de um bom cão de guarda é a atenção que ele pode ter em relação a um determinado local. A área de abrangência é grande, e consegue captar a aproximação de pessoas e animais no seu território seja por meio do som, ou seja, por meio do cheiro.

É um cão considerado relativamente inteligente, mas não é muito fácil de ser adestrado, principalmente por causa do grande tamanho. É extremamente recomendado que se faça um treino profissional com a raça nos seus primeiros meses de vida para que realmente consigam domar os comportamentos, que podem tornar-se um tanto agressivos.

Não é cão recomendado para ser deixado com crianças por perto, a não ser que seja bem treinado. Além de ser um pouco imprevisível, muitas vezes só quer brincar, mas como é muito pesado, poderá magoarr as crianças mais desavisadas.

Geralmente quando está a caminhar é bastante lento, não tendo pressa de chegar a lugar nenhum, mas consegue correr quando precisa. A movimentação que faz quando caminha lembra a de um urso.

É um cão realmente muito grande. Toda a estrutura óssea é impressionante quando comparada com a maioria das outras raças de cães que estamos acostumados a conviver. Logo depois do nascimento, quando ainda é uma cria, o cão consegue chegar a um peso surpreendente, e ainda por cima consegue multiplicar este peso e este tamanho rapidamente. Geralmente nasce com 500 gramas, mas já com uma estrutura óssea grande. Com cerca de dois meses de vida este cão já está com 12 kg, o peso médio de um cão de médio porte adulto. Quando chega aos seis meses de vida já pesa algo em torno dos 50 quilos, mais pesado do que um Pastor Alemão adulto, por exemplo.

O peso médio máximo que este cão atinge é os 85 quilos, a partir do primeiro ano, começa a crescer mais lentamente. O peso máximo geralmente é alcançado quando se encontra com três anos de vida. Neste momento, precisa comer, em média, três quilos de ração por dia, portanto realmente não é para qualquer pessoa, conseguir sustentar um cão como este.

Em termos de altura, o cão geralmente fica na média dos 77 centímetros no caso dos machos. E os criadores afirmam que os bons representantes da raça podem, muitas vezes, passar este peso e um pouco esta altura média. Além disso, este cão acaba por ser avaliado pela sua condição física como um todo. Apesar da quantidade de peso, deve ser um cão forte, e não gordo. Para isso, é importante que tenha um conjunto torácico bem desenvolvido.

Outro aspecto que chama muito a atenção da raça é a enorme cabeça. Pesquisadores afirmam que este cão possui a maior cabeça entre todas as raças caninas. O crânio é extremamente largo e achatado entre as orelhas. O focinho muito grosso e curto colabora ainda mais para a aparência gigante. Sem falar das rugas abundantes e da pele solta ao redor do pescoço (barbelas), que lhe dão um ar feroz e primitivo.

O cão apresenta também uma grande quantidade de pele caída, formando as famosas rugas, principalmente na região do pescoço e da cabeça.























Textos e imagens
recolhidos da internet

1 comentário:

  1. Muito lindão esse cachorro e gigante também, né?
    O Mastiff italiano ou napolitano é mesmo impressionante, conheci um desses uma vez na rua e fiquei impressionada, era gigante mesmo!!
    Dai fui pesquisar mais sobre e gostei muito do que achei bem aqui e no seu site tb.

    ResponderEliminar

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.