Leonberger














Outros nomes

“Leo”

“Gentle Lion”

“Gentle Giant”

Origem

Alemanha

Altura média

74 a 80 cm

Peso médio

59 a 77 quilos

Cores

Pelagem dupla longa como em leão-amarelo, dourado ao vermelho, vermelho-castanho, areia, creme, amarelo pálido e qualquer combinação destas cores, sempre com uma máscara preta. Todas as cores podem ter longas pontas pretas, mais curtas ou médio no revestimento exterior. Pode haver uma pequena faixa ou mancha branca no peito e alguns cabelos brancos sobre os dedos dos pés. Há sempre a discussão sobre a quantidade de branco permitido. Juba espessa do Leonberger cria uma aparência de leão. A juba em machos pode levar até 4 anos para se desenvolver; a juba numa fêmea é menos evidente do que num macho. As patas dianteiras e traseiras são franjadas. A cauda espessa trava directo para baixo. As almofadas dos pés são pretas. Muitas vezes têm pés palmados.

Esperança média de vida

9 a 11 anos

Temperamento

O Leonberger tem uma natureza animada. É corajoso, inteligente, firme e afectuoso. Tem uma expressão doce. Amoroso e firme, estável e calmo. A inteligência é extraordinária, uma lealdade e amor pela família incomparável. Tem uma personalidade amigável. Um Leonberger bem equilibrado será altamente confiável, tem uma paciência incrível, mesmo com as crianças mais detestáveis. Como a maioria destes cães, se a situação se torna muito difícil, em vez de mostrar qualquer agressão, o Leonberger simplesmente retira-se.

Estes cães majestosos são dedicados aos seus donos. Inteligentes e destemidos, fazem deles cães de guarda ferozes, de casa ou na empresa, não é dado muito a ladrar.

A displasia da anca é bastante predominante na raça.

Por ser um cão de raça gigante deve ser alimentado com uma ração de alta qualidade para garantir um crescimento saudável.

O pêlo deve ser escovado regularmente.





















Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.