Mastiff























Outros nomes

Mastiff Inglês

Old Mastiff Inglês

Origem

Reino Unido

Altura média

69 a 76 cm

Peso médio

86 a 105 quilos

[ Uma das raças mais pesadas, um Mastiff macho pode ultrapassar 200 quilos]

Cores

As cores do revestimento incluem ruivo ouro, castanho claro, damasco, prata, tigre ou tigrado.

Esperança média de vida

7 a 10 anos

Temperamento

Originalmente valorizados pelas habilidades, como um guarda feroz e cão de combate, o Mastiff de hoje é um gigante gentil. Um cão vigilante e paciente auto-confiante, que é suave-humorado para família. Inteligente e digno, raramente late, mas é da sua natureza defender o território e família. Calmo, firme e dócil, este cão é normalmente excelente com crianças, e responde bem ao treino, paciente e gentil. Boa índole, mas muito grande e pesado, esta raça gosta de agradar e precisa de muito companheirismo.

Denominação de Mastiff varia muito, dependendo da linhagem. Podem ser indiferentes com estranhos ou bastante amigáveis. Um cão de guarda (nascido), corajoso e leal; quando estranhos visitam um Mastiff, é provável que se recusam a deixá-los entrar, a menos que sejam aceites pelo seu dono. O Mastiff geralmente mantém um intruso debaixo de olho em vez de atacar. O treino de protecção é necessário para esta raça naturalmente protectora. É muito possessivo da casa, da família e do carro, mas, se devidamente socializados vai dar-se bem com outros animais. O Mastiff tende a babar-se, e pode roncar alto. Também podem ser um pouco teimosos.

O Mastiff é uma das mais antigas raças de cães, provavelmente originário das montanhas da Ásia, e é o ancestral das raças gigantes. Bas Relevo da época babilónica retratam Mastiffs a caçar leões e cavalos. Comerciantes fenícios provavelmente introduziram o Mastiff em Inglaterra, onde os romanos os encontraram e trouxeram para lutar na arena. Marco Polo escreveu sobre a corte de Kublai Khan, que manteve um canil de 5.000 Mastiffs utilizados para a caça e cães de guerra. Hannibal, quando cruzou os Alpes, deixou Mastiffs. Dos quuais cruzados com raças nativas locais deram origem ao St. Bernard, passando a ser chamado de Alpine Mastiff, e todos os enormes cães de montanha de Espanha, França, Turquia e dos Balcãs têm sangue Mastiff na sancestralidade. Até mesmo a comida leva seu sangue assim como o Pug, que originalmente era uma forma de um Mastiff anão. 

De todos os países que utilizaram o Mastiff, foi o britânico, que o manteve na sua forma mais pura. Foram mantidos para proteger os castelos e propriedades, liberando-os durante a noite para afastar intrusos. Henrique VIII disse ter apresentado a Carlos VI de Espanha um presente de 400 Mastiffs para serem usados nas batalhas. A família Legh de Lyme Hall, Cheshire, que receberam imóveis por Ricardo II (1377-1399), manteram e criaram Mastiffs por muitos anos. Esta referência é encontrada no Anual da Stowe, que mostra que o James I (1603-1625) enviou um presente de dois Mastiffs Lyme para o Filipe III de Espanha.














Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.