Cão da Serra de Aires









Outros nomes

Cão macaco

Origem

Portugal

Altura média

42 a 55 cm

Peso médio

12 a 18 quilos

Cores

A pelagem é muito comprida lisa ou ligeiramente ondulado. As cores desejáveis para este cão são: o amarelo, o castanho, o cinzento, o ruivo e o lobeiro, tanto em tons mais claros, como também comum e escuro ou torrado e preto. Estas cores podem ser mais ou menos afogueadas e interpoladas, mas nunca malhadas, exceptuando uma pequena mancha no peitoral.

Esperança média de vida

12 a 13 anos

Temperamento

O Cão de Serra de Aires era utilizado para conduzir e pastorear pelas planícies do Ribatejo e Alentejo vários tipos de animais, desde ovelhas, cabras, porcos, cavalos, vacas, entre outros. Adaptado ao frio cerrado do Inverno e ao calor tórrido do Verão, o Cão de Serra de Aires tornou-se na companhia dos pastores pobres da localidade. É também utilizado como cão de guarda devido à sua desconfiança em relação a estranhos e capacidade de vigilância.

Nos anos 70 do século XX, o número de cães desta raça encontrava-se em declínio ao ponto de a raça estar quase extinta. Criadores dedicados à raça juntaram esforços para recuperar o número de exemplares. Em 1990 foi fundado o clube da raça, que seriam relançado no ano 2000.

Em Portugal o Cão de Serra de Aires tem crescido em popularidade, embora não consiga rivalizar ainda com a maioria das outras raças portuguesas. No resto do mundo, a raça ainda é virtualmente desconhecida. Contudo, o aspecto e atitude que lhe valeram a alcunha de “cão macaco” está a ganhar cada vez mais novos adeptos.

O Cão da Serra de Aires é protector, fiel e afectuoso. Devido ao instinto de pastor, tende a pastorear os membros da família. É paciente com crianças, mas não o deve deixar junto destas sem supervisão de adultos.

Como cão territorial, é um cão de guarda. É difícil de treinar, devido à sua inteligência e teimosia, mas aprende facilmente se estiver disposto a isso. Bom companheiro, dá-se bem com outros animais, embora os machos possam mostrar dominância em relação a cães do mesmo sexo.

Apesar de serem cães de Serra, adaptam-se bem ao ambiente urbano, desde que sejam suficientemente exercitados. Não são contudo indicados para a vida num apartamento. Gostam de longos passeios diários com a família e não se importam de viver no exterior. Se exercitados convenientemente são animais calmos dentro de casa.





Textos e fotografias
recolhidos na internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.