Dunker










Outros nomes

Cão norueguês

Hound Norvegian

Origem

Noruega

Altura média

47 a 55 cm

16 a 22 quilos

Cores

As cores mais desejadas ​​são a mármore preto ou azul com castanho claro e manchas brancas.

Esperança média de vida

10 a 11 anos

Temperamento

Amigável, energético, calmo, livre de espírito

Entre os problemas de saúde que foram identificados no Dunker, a maioria das fontes parece indicar que a displasia da anca é a de maior preocupação. Proprietários em potencial devem ter um cuidado especial com o Dunker de olhos azuis. Tais cães muitas vezes sofrem de surdez num ou ambos os ouvidos. 

Displasia da anca é um dos graves distúrbios geneticamente hereditárias mais comuns nos cães domésticos, e é provavelmente, o mais comum em raças grandes e gigantes.Displasia da anca é causada por uma malformação da articulação do quadril. No quadril de um cão, a cabeça do fêmur, ou osso da coxa, conecta-se ao hip encaixando no acetábulo, uma tomada côncava arredondada. Num cão saudável, a cabeça do fêmur, ou caput, encaixa-se quase perfeitamente no acetábulo, sendo que ambos são revestidos de uma camada protectora de cartilagem. Esta cartilagem impede os dois ossos de fricção directamente uns contra os outros e causam danos. Cães displásicos, ou aqueles que sofrem de displasia da anca, têm algo errado com o formato do fêmur, a forma do acetábulo, a cartilagem entre eles, ou, eventualmente, alguma combinação dos três.Embora existam muitas variações, dois tipos de malformações são os mais comuns. Em muitos casos, o caput não se encaixa perfeitamente no acetábulo como deveria, mas de maneira pouco rigorosa ou, por vezes, apenas parcialmente. Também é muito comum para o caput, acetábulo, ou ambos, para ser disforme. Na maioria dos casos, as mesmas deformações podem ser encontrados nas patas traseiras, o que significa que o cão terá displasia da anca em ambas as pernas. Embora raro, não é inédito apenas um lado do quadril para ser displásico.









Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.