Griffon belga







Outros nomes

Griffon belge

Origem

Bélgica

Altura média

25 a 32 cm

Peso médio

3,5 a 6 quilos

Cores

A pelagem deve ser longa o suficiente para que a estrutura seja apreciada. Os pêlos muito longos destroem o contorno e não devem ser almejados. Uma pelagem sedosa ou lanosa é falta grave.

Guarnição da cabeça: a barba e o bigode começam no eixo trufa-olhos e vai de uma orelha à outra, cobrindo o focinho e as bochechas, com pêlos grossos mais longos que no restante do corpo. Acima dos olhos, o pêlo deve ser mais longo que no restante do crânio, formando sobrancelhas.

Preto, preto-e-castanho. As marcações castanhas têm que ser puras e de uma cor intensa. Ficam, também situadas no antepeito, nas bochechas, no queixo, acima dos olhos, na face interna das orelhas, sob a cauda e em torno do ânus. O preto pode mesclar-se com o castanho avermelhado. Apesar de o preto puro ser permitido, é preferível o preto-e-castanho.

Esperança média de vida

12 a 14 anos

Temperamento

Um pequeno cão bem equilibrado, alerta, orgulhoso e muito apegado ao dono, muito vigilante. Nem tímido nem agressivo.

Robusto praticamente quadrado; com boa ossatura, mas ao mesmo tempo elegante na sua construção e movimentação; chamando a atenção pela sua expressão quase humana. Comprimento igual a altura na cernelha.






Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.