Pastor Polaco da Planície















Outros nomes

Valee Sheepdog

PON

Nizinny

PLS

Polish Lowland Sheepdog

Origem

Polónia

Altura média

45 a 50 cm

Peso médio

14 a 16 quilos

Cores

São permitidas todas as cores do revestimento, mas o branco com cinza ou preto ou simples, são os mais comuns. O polaco da planície Sheepdog tem um monte de cabelo na testa, bochechas, queixo e pernas.

Esperança média de vida

Cerca de 15 anos

Temperamento

São animais muito afectuosos, que gostam de agradar ao dono, tornando-se por vezes um pouco dependentes deste.

Com as crianças, revelam-se afáveis, pacíficos, apesar de ser aconselhável que sejam habituados, durante o seu crescimento, a estar na sua companhia. Perante estranhos, são animais reservados.

Naturalmente motivados para trabalhar e caracterizados pela sua postura irrequieta, estes cães são mais felizes se estiverem ocupados. Por isso, as brincadeiras, as corridas e outros desafios são sempre bem vindos.

No início do século XX, esta raça gozou do privilégio de ser adoptada pela Princesa Grocholska, que orgulhosamente a exibiu, pela primeira vez, numa exposição em 1924. Em 1930, inicia-se o programa de criação, através de dois dos seus exemplares – Mesdames Wanda e Rosa Zoltowskie – que aquando do despontar da II Guerra Mundial irá abrandar. A regularização do número de exemplares criados, só viria a ser conseguida após este conflito, pela mão da cirurgiã Dr. Danuta Hryniewicz. Diz-se que o seu cão (chamado Smokz Kordegardy), foi o pai desta raça. Desde então, o Pastor Polaco tem viajado pelo mundo e já é um participante habitual nas exposições europeias. Alemanha, Holanda, Bélgica e França são alguns dos países que adoptaram este animal, onde é essencialmente usado como cão de companhia. Em 1959, a FCI reconheceu esta raça que teve o seu standard aprovado no ano seguinte.



















Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.