Fox terrier de pelo duro







Outros nomes

Fox Terrier pêlo de arame

Wire hair fox terrier

Wirehaired terrier

Fox terrier

Foxie

Origem

Reino Unido

Altura média

35,6 a 40,6 cm

Peso médio

6,75 a 9,45

Cores

O Fox Terrier de pêlo Liso possui um pêlo macio, liso, curto e denso. A cor predominante é o branco, com manchas pretas, castanhas ou douradas. Manchas tigradas, vermelhas ou fígado não são desejadas. 
O Fox Terrier de pêlo de arame possui uma camada dupla de pêlos, sendo a maior e mais externa dura, ondulada, resistente a sujeiras e ao clima; A camada mais próxima da pele é macia e mais oleosa que a externa, permitindo um melhor isolamento térmico e também formando uma camada protectora contra a chuva. Quando o pêlo está muito grande e perto de cair, o Fox Terrier pêlo de arame fica com uma aparência mais esbranquiçada, com suas cores mais claras e opacas. Neste caso é preciso que o cão seja tosado por um profissional, ou pessoa experiente.

Esperança média de vida

13 a 15 anos

Temperamento

Com o temperamento de um cão de caça à raposa, o Fox Terrier apresenta um comportamento que pode ser interpretado como desvantagem por um dono inexperiente ou que tenha expectativas diferentes, esperando, por exemplo, um cachorro que fique o dia inteiro deitado no sol. 

O Fox Terriers tem uma disposição e energia infindáveis. Estão sempre dispostos a começar uma jornada de trabalho ou a fazer investigações no ambiente que o cerca. A falta de exercício e a falta de supervisão por parte do dono não vão parar um FT de procurar o que fazer, e os resultados podem ser uma destruição total da casa. 

Um outro ponto que deve ser levado em consideração é de que, por ser um cão desenvolvido para se enfiar debaixo da terra atrás de sua presa, esta raça é conhecida por desconhecer o medo. Pensam que são Rottweilers ou ainda maiores, são pouco sensíveis à dor, são extremamente teimosos e persistentes (de que vale um cão de caça que desiste de uma raposa que foge ou que lhe mostra os dentes?), gostam de cavar o quintal inteiro e sempre haverá um risco grande de seguir um cheiro novo e se esquecer de voltar quando chamado, principalmente se estiver sem coleira. 

Em termos de obediência, esta raça já foi descrita, erroneamente, como impossível de treinar. Na verdade, não há o que um FT não aprenda, o mais difícil é mantê-lo motivado. 

Se procura um cão de pequeno porte, mas forte e compacto, sempre pronto para uma aventura, extremamente inteligente, vivo, engraçado, espirituoso e leal, este é o cão. 

Começando a treiná-lo desde muito cedo, e com uma postura firme e consistente, terá um amigo inseparável pelos próximos 15 anos, nunca perdendo a sua característica brincalhona e amorosa. Aprende truques como um verdadeiro cão de circo. O maior problema é a tendência de não suportar a presença de outros cães do mesmo sexo, estando sempre pronto para uma luta. Além disso, são extremamente “vocais”, gostando de latir para qualquer movimento ou barulho estranho e, por isso mesmo, serve como excelente cão de guarda.






Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.