Pastor de Kraski












Outros nomes

kraševec 

Kraški Ovcar

Origem

Eslovénia

Altura média

57 a 63 cm

Peso médio

37 a 42 quilos

Cores

Cinza aço, especialmente no dorso, uma nuance escura em direcção ao ventre e aos membros, a cor altera-se sem uma transição visível num cinza claro ou areia, com uma faixa escura nas faces anteriores dos membros. A máscara escura no focinho alastra-se para o crânio. A região posterior da cabeça é contornada com pêlos cinzas, areias ou fulvos claros encobertos por preto.

Esperança média de vida

12 a 15 anos

Temperamento

O Karst Shepherd é uma raça muito específica e extremamente confiável. Como cão pastor é independente e corajoso, mas também prudente e confiável; com uma personalidade muito estável, não tolera a subordinação bem e gosta de ser um parceiro igual; responde melhor ao treino inteligente, paciente, mas consistente. Qualquer pressurização vai levar à rejeição e distanciamento. Formação atempada e correcta é crucial. Em geral, o pastor Karst faz um bom cão de protector, um cão de guarda confiável e independente, um cão médio, um pobre retriever, mas ainda assim um excelente cão pastor. Se estivermos preparados para aceitar a sua lógica comportamental e tratá-lo como uma espécie de parceiro, então o caminho para a formação de sucesso é garantida. Qualquer tentativa de subordinar-lo demais pode ser conta indicada e vamos perder a oportunidade de treinar um cão obediente.

Em resumo: bravo, corajoso mas não mordedor. Possui um bom carácter, animal de fácil convivência e muito dedicado ao dono, de facto um agradável cão de companhia. Incorruptível e desconfiado face a estranhos, defensor do seu território, é um bom guardião. Requer uma educação firme mas sem brusquidão.


















Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.