Norrbottenspets







Outros nomes

Nordic Spitz 

Norrbottenspitz 

Pohjanpystykorva

Origem

Suécia

Altura média

42 a 45 cm

Peso médio

12 a 15 quilos

Cores

A cor de fundo é branca, com marcações castanhas vermelhas ou avermelhadas amareladas. Além disso, são permitidas marcas de outras cores. A quantidade ideal de branco varia de 30% a quase 100%, mas em casos extremos, deve ter cor, pelo menos, nas orelhas e uma pequena mancha perto da base da cauda. Os cães mais coloridas devem ter uma sela quebrada (cruzamento branco completamente sobre os ombros), com o branco claramente dominante. Simetria não é essencial na coloração facial, nem é qualquer padrão mais correcto do que o outro. Branco em ambas as orelhas, no entanto, é altamente correlacionada com a surdez e não é desejável.

Esperança média de vida

Cerca de 15 anos

Temperamento

Norrbottenspets são afectuosos, Fieis, Atenciosos auto-confiantes e destemidos. Relacionam-se bem com crianças e animais de estimação em casa.
Pós II Guerra Mundial
Norrbottenspets, juntamente com muitas outras raças, foram devastados pela Segunda Guerra Mundial. Devido à queda nos preços de pele, o uso e interesse em Norrbottenspets caiu drasticamente. O sueco Kennel Club (SKK) observou que a raça “desaparecida”, que resultou na SKK declarar os Norrbottenspets extintos no final da década de 1940. Na década de 1950, Norrbottenspets foram encontrados a viver em quintas como companhia e cães de guarda no norte da Suécia e da Finlândia. Estes homens e mulheres dedicados ajudaram a obter o Norrbottenspets reintroduzidos à SKK em 1967. Em 1996, o Kennel Club Americano (CKC) reconheceu os Norrbottenspets e acrescentou-os ao grupo Hound. Em 2007, o American Kennel Club (AKC), acrescentou o Norrbottenspets à Fundação Stock Service do AKC (AKC FSS).Em fevereiro de 2013, o AKC aprovou o pedido pela American Norrbottenspets Association (ANA) para que as Norrbottenspets mudassem para a classe Miscellaneous do AKC. Norrbottenspets agora estão a um passo de ganhar o pleno reconhecimento pelo American Kennel Club.












Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.