Pastor de Brie











Outros nomes

Berger de Brie

Berger Briard

Briard

Origem

França

Altura média

56 a 68 cm

Peso médio

35 a 40 quilos

Cores

As cores admitidas são o negro, o cinzento e o fulvo.

Esperança média de vida

10 a 12 anos

Temperamento

O Pastor de Brie é um cão vivo que adora pastorear e brincar com a família. É extremamente protector, o que implica que tenha de ser bem socializado com outras pessoas e animais. São uma óptima companhia com crianças, extremamente gentis, contudo, devido ao seu porte, as brincadeiras podem tornar-se demasiado brutas. 

Destemido, o Briard é um excelente cão de guarda. Não são tímidos mas desconfiam de estranhos.

O Pastor de Brie é um cão independente. Inteligente, a boa memória que possui facilita o treino. Contudo, este pastor não é indicado para donos inexperientes. O Briard necessita de um líder que o treine convenientemente e dê um trabalho para desempenhar.

São cães adaptáveis, vivem confortavelmente na cidade ou no campo, desde que sejam suficientemente exercitados. Só amadurecem aos 18 meses e até atingirem essa idade não devem ser demasiadamente exercitados. Enquanto adultos, as brincadeiras não devem ser negligenciadas. Adoram nadar e correr e necessitam de bastante atenção. Gostam de viver dentro de casa com o resto da família e não se habituam a viver no exterior, embora adorem brincar no exterior gostam de passar a noite dentro de casa.

O Pastor de Brie ou Briard, como também é conhecido, é um dos cães mais populares na sua terra natal, a França. Não há certezas em relação à data de formação da raça, mas são muitos os que apontam para a Idade Média. 

Existem duas teorias relativas ao nome desta raça. Uma delas sugere que a raça foi desenvolvida na região de Brie, perto de Paris, e ficou conhecida como o pastor dessa região, Pastor de Brie. Contudo, parece pouco provável que a raça tenha aí as suas raízes. 

Outra teoria, ou se quisermos, lenda, sugere que o nome da raça venha do seu primeiro criador nos tempos da Idade Média: Audry de Montdidier. Este nobre terá sido assassinado em 1371, sendo que o seu cão, um Pastor de Brie, foi a única testemunha do crime. Diz a lenda que o Briard seguiu o assassino para onde quer que ele fosse e eventualmente o Rei acabou por ordenar um duelo entre o homem e o cão, o que não era tão raro naquela época. Na Ilha de Notre Dame, está escrito que nesse ano deu-se um duelo entre um homem e um cão e que o cão ganhou. O cão pode facilmente ter passado a ser identificado como pastor d’Aubry, que com o passar do tempo se transformou em Pastor de Brie.

Lendas à parte, aquilo que se sabe do Briard é que é um excelente cão de pastor e também cão de guarda. Entre os seus antecessores, pensa-se que estejam o Beauceron e o Barbet. O primeiro estalão da raça foi publicado em França em 1897, por um grupo de entusiastas de cães de pastor.



















Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.