Pastor de Shetland















Outros nomes

Shetland Sheepdog

Sheltie

Origem 

ilhas Shetland, Escócia

Altura média

33 a 41 cm

Peso médio 8 a 12 quilos

Cores

Pelagem e Cor:
Deve ter pelagem dupla, ou seja, pêlo e sub-pêlo. O pêlo é longo e recto. O sub-pêlo é macio, curto e denso. O pêlo em volta da cabeça e peito é mais abundante, principalmente no macho. Nas patas traseiras o pêlo é abundante acima do jarrete. Abaixo dele e no rosto o pêlo é curto. Nos zibelines ou martas, todos os tons são admitidos, do dourado claro até o vermelho intenso, mas a cor principal deve ter um tom firme. Os tricolores têm preto intenso no tronco; prefere-se entre os tricolores, marcação castanho vivo. Azul merle, azul claro prateado, manchado e marmorizado em preto. As marcações castanho vivo são bem-vindas. Apesar de todas essas cores num mesmo exemplar, o efeito final é o azul. Preto e branco tem o preto pelo corpo todo com as marcas brancas no peito, antepeito, membros e extremidade da cauda. Preto e castanho tem a mesma distribuição de cores, sendo o castanho no lugar do branco.

O padrão do American Kennel Club (AKC) proíbe que os Shelties tenham mais do que 50% de seu pêlo na cor branca. As entidades ligadas a Federação Cinológica Internacional (FCI) não menciona no padrão qualquer restrição à percentagem da cor branca, mas os cães com muito branco não são desejados e podem até ser penalizados nas competições de beleza e conformação. Segundo os criadores e experts da raça, não se devem cruzar dois Shelties de cor azul merle, pois os filhotes apresentam uma grande chance de nascer com surdez e/ou cegueira. Também não são aconselhados os cruzamentos entre azul merle e zibeline. 

Esperança média de vida

14 a 15 anos

Temperamento

O Sheltie, como qualquer cão, foi desenvolvido para trabalhar horas a fio, necessita de ter um “trabalho” também na vida urbana para se tornar um cão agradável e bem comportado. 

Extremamente leal ao dono, muito afectuoso, geralmente dão-se bem com crianças e tornam-se, assim, uma deliciosa companhia para a família inteira, se as necessidades diárias de exercício e estímulo mental forem atendidas. Caso contrário podem perturbar as crianças mordendo os calcanhares para pastoreá-las, ou irritar os vizinhos com latidos. O Sheltie típico não é agressivo, mas não costuma ser muito simpático com pessoas estranhas, chegando a ser reservado. 

Uma característica comum aos Shelties é a sua disponibilidade para obedecer, agradar e, após poucas aulas, fazer com que entre em cena seu instinto herdado de várias gerações de cães obedientes, o que o transforma em uma das mais bem sucedidas entre todas as raças nas provas de obediência. Outro ponto a favor do Sheltie como ótimo companheiro é o fato de não ser muito dominante. Isso somado com o nível de obediência dele o torna especial. 

Enquanto alguns Shelties são calmos e tranquilos, grande parte deles sente-se muito bem a fazer desporto com os donos, como frisbee, caminhadas e principalmente agility. São naturalmente muito apegados aos donos, mas dividindo estes prazeres e atividades com eles, ficam ainda mais apegados. 

Apesar de todas as considerações positivas sobre o Sheltie, devemos ressaltar que é um cão que gosta de dar uns bons latidos de vez em quando e, apesar do tamanho, o latido parece de um cão bem maior. Este imprevisto pode ser controlado treinando o cão desde pequeno para não latir por tudo e por nada. 

Além disso é preciso tomar muito cuidado na ocasião de escolher o criador do Sheltie. Shelties que não foram seleccionados com o temperamento correcto podem passar para as crias características indesejadas como excesso de timidez, medo, teimosia (lembrando que cães inteligentes como o Sheltie tendem a ser teimosos até entender o que o seu dono deseja. A partir daí tornam-se bastante cooperativos), mordedores e latidores compulsivos. Estas crias com problemas comportamentais dificilmente poderão tornar-se bons companheiros, especialmente em casa onde se tem crianças. O criador tem ainda um outro papel igualmente importante para com as crias que é a socialização deles com as pessoas da casa, e que deve ser seguido pelo novo proprietário com os amigos e parentes. Shelties mal socializados também tendem a ser super desconfiados e medrosos.

Para treiná-los é importante usar sempre os métodos que valorizam o reforço positivo. Chamae à atenção, só se for verbal e imediatamente acompanhada de uma demonstração do que se espera do cão, com carinho. Bater num Sheltie pode ser um erro jamais perdoado. Se o dono ou treinador for muito duro, é possível que cão se afaste, demostre desinteresse e até mesmo perca a confiança e o afecto pelo seu condutor. 

No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren o Sheltie ocupa a 6ª posição entre as raças mais inteligentes. Ainda segundo o autor, isto significa que estão entre as raças mais brilhantes em termos de obediência e também na execução de tarefas de trabalho. A maioria dos cães desta raça já demonstram sinais de compreensão de comandos simples após apenas 5 repetições e não precisam de muita prática para manter estes comandos. Quando os donos pedem para executarem alguma tarefa, obedecem logo à primeira vez em cerca de 95% dos casos, e além disso costumam responder a estes comandos apenas alguns segundos depois de solicitado, mesmo que o dono esteja longe fisicamente.





















Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.