Pastor Holandês











Outros nomes

Dutch Shepherd Dog

Hollandse Herder 

Berger Hollandais 

Holländischer Schäferhund 

Hollandse Herdershond

Origem

Holanda

Altura média

55 a 62 cm

Peso médio

27 a 31 quilos

Cores

A pelagem é tigrada. A cor de base é dourada ou prateada. O dourado pode variar de um amarelo cor de areia até um castanho avermelhado. O tigrado está presente em todo o corpo. É desejável que o cão apresente uma máscara preta, mas demasiado preto no corpo todo não. Muitas marcas brancas no peito e pés são indesejadas.

Esperança média de vida

12 13 anos

Temperamento

O Pastor Holandês é um cão versátil, alerta, inteligente e dotado para a obediência. Esta raça está entre as mais competentes em agility, obediência, pastoreio, guarda e outras competições. A variedade de pêlo curto é mais utilizada como cão polícia devido à facilidade de manutenção.

É um animal com um elevado nível de energia, que necessita de um trabalho ou desporto para libertá-las. É um excelente cão de guarda e alerta.

O Pastor Holandês dá-se bem com crianças. Necessita de um dono com uma liderança forte, mas gentil, devido ao lado independente que possui. O dono deve certificar-se que o cão é bem socializado enquanto cresce.

O Pastor Holandês foi desenvolvido para ser um cão versátil. Desempenhava muitas tarefas que ajudavam o dono. Desde guardar campos cultivados protegendo-os de ovelhas, guiar as ovelhas até ao mercado, guiar vacas para a ordenha até puxar as carroças de leite. Eram também cães de alerta, ladrando sempre que estranhos se aproximavam. 

A partir do século XIX, os rebanhos de ovelhas começaram a desaparecer na Holanda e deixou de haver necessidade de um cão com estas características. Depois, a Segunda Guerra Mundial, deixou a raça à beira da extinção. Com introdução de sangue de outras raças, sobretudo do Pastor Belga, a raça foi recuperada.

Devido à versatilidade do Pastor Holandês e à resposta ao treino, começou por ser usado como cão de trabalho noutras áreas desde cão polícia, busca e salvamento, cão de assistência a invisuais, etc.



















Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.