Dobermann












Outros nomes

Dobie 

Dobermann 

Dobynm (em alguns países)

Origem

Alemanha

Altura média

63 a 72 cm

Peso médio

32 a 45 quilos

Cores

Preto, castanho, vermelho, azul, castanho e branco (albino)

Esperança média de vida

10 a 12 anos

Temperamento

O Doberman é um cão com uma personalidade muito forte, que tem a vantagem de ser bastante inteligente, o que permite que seja educado. É claro que a má educação (“categoria” na qual está incluída a estimulação da agressividade) faz com que este animal possa vir a desenvolver aspectos menos positivos na sua personalidade.

O Doberman é um companheiro bastante leal, devoto e fiel ao seu dono. Possui um apurado instinto de protecção do seu território e não necessita de ser treinado como cão de guarda, porque já o é naturalmente. Todavia, convém que seja habituado desde pequeno a estar perante presenças estranhas, por forma a que cresça de uma forma saudável sem se tornar excessivamente defensivo. 

Muitos autores aconselham que lhe seja administrado um treino de obediência, outros porém, salientam que basta que seja educado de forma firme e contínua, para que todas as suas boas qualidades superem eventuais aspectos negativos. É importante sublinhar, que estes cães são muito inteligentes, pelo que, basta que o dono não tenha experiência, ou não seja “dominante”, para facilmente manipularem as situações. 

Um dos pontos-chave da sua formação passa pelo seu total acolhimento no seio familiar, já que aprecia o carinho da família e não lida nada bem com a solidão. Se assim for, revelar-se-á um companheiro sempre atento e presente, muito dócil e gentil. São animais sensíveis que exigem a atenção do dono, nem que para isso tenham de manipular uma forma para se fazerem notar. Diz-se que o comportamento entre machos e fêmeas varia e que estas são mais afectuosas e ligadas à família, no entanto as variáveis genéticas e a educação é que determinam a sua personalidade.

Como cães de guarda são corajosos, determinados e cheios de força. São igualmente versáteis e energéticos, podendo desempenhar variadas tarefas desde cães terapia, cães de guarda, cães de salvamento e trabalho militar.















Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.