Pastor catalão











Outros nomes

Gos d’Atura Català

Catalan Sheepdog

Origem

Pirineus Catalães (regiões montanhosas da Catalunha) Espanha

Altura média

47 a 55 cm

Peso médio

18 a 25 quilos

Cores

Observado à distância este cão parece unicolor e pode ter nuances mais claras nas extremidades. Visto de perto observa-se que a cor é formada por pêlos de diferentes tonalidades: fulvo, castanho mais ou menos avermelhado, cinza, branco e preto. As cores básicas derivadas dessa mistura são:
• Fulvo em seus tons claros, médios e escuros.
• Zibelina (preto), com pêlos castanhos, fulvos, branco e preto, também em tonalidades claras, médias e escuras.
• Cinza, feito com branco, cinza e preto com sombreado indo do cinza-prata ao cinza-preto. Se o preto for dominante e é simplesmente combinado com branco, dá um preto que parece gelado.

Existem, também, cães com uma mistura de preto, fulvo e castanho avermelhado, o qual pode dominar em uma ou diversas partes, dando a impressão de exemplares preto-e-castanho.
Manchas brancas ou pretas não são aceites. Às vezes um pouco de pêlos brancos, com formato de estrela no ante-peito é tolerado, ou na face dorsal dos dígitos, mas, neste caso contudo, não pode ser acompanhado de unhas brancas.

Esperança média de vida

12 a 14 anos

Temperamento

Cão atento, vivo e inteligente. O seu olhar reflete a nobreza que entesoura. O seu carátcer vigilante, fiel e fácil de treinar tornam-no bastante eficiente para tarefas de pastoreio, cuidando muito bem dos rebanhos que lhe são confiados, impedindo a aproximação de desconhecidos. 
Por ser prudente com estranhos, e por ter espírito de guarda, por vezes pode parecer anti-social. Assim, a socialização é bastante importante.
No trabalho, é capaz de seguir os seus instintos para resolver qualquer problema com que se depare. Devido à sua agilidade e energia, pode ser encontrado em provas de Agility ou dança canina.

É um cão rústico, vigoroso e resistente ao calor, frio e variações atmosféricas. Uma alimentação frugal é suficiente para poder trabalhar em condições extremas.

Embora reservado, gosta muito de brincar, sendo um excelente cão de família. É agradável e está muito ligado espontaneamente às crianças, com quem compartilha brincadeiras e mimos sem nunca se cansar. É um cão que se dá perfeitamente com uma família que aprecie os passeios e as actividades exteriores pois necessita muito de ser exercitado.

A mascote dos Jogos Olímpicos realizados em Barcelona em 1992 é supostamente um Pastor Catalão. Cobi é uma das mascotes mais bem sucedidas tendo participado em várias campanhas publicitárias para marcas. Contudo, a representação é feita dentro do estilo cubista, por isso não é óbvia a ligação entre Cobi e um Pastor Catalão.





















Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.