Hovawart








Outros nomes

Hovie

Origem 

Alemanha

Altura média

65 a 73 cm

Peso médio

35 a 50 quilos

Cores

A pelagem é normalmente macia, densa, rente ao corpo e longa (principalmente no peito, ventre e cauda) com cores que variam entre o dourado e preto, louro e preto.

Esperança média de vida

10 a 14 anos

Temperamento

Os Hovawart são cães obedientes, calmos e afectuosos para os seus donos. Instintivamente protegem a família e o seu território, apesar de não serem facilmente provocados, já que possuem uma postura naturalmente calma, atenta e corajosa. 

No seio familiar, são animais com um carácter estável, que desenvolvem uma óptima relação com as crianças e recebem as visitas de forma cordial. 

Fora de casa, são animais expansivos, que gostam de partilhar uma corrida ou um desafio com o dono. Não obstante a todas estas qualidades, os Hovawart são cães que devem ter donos experientes, uma vez que são animais muito inteligentes que preservam ainda os seus instintos de guarda. 

O hipotireoidismo é uma doença que tem sinais insidiosos e é muito fácil de tratar e relativamente barata de diagnosticar. Hormonio da tireóide afecta a taxa metabólica e pode afectar quase todos os órgãos e células do corpo. É o mais comum hormonal ou doenças endócrinas em todos os cães. Muitas vezes, os sinais são tão graduais que são confundidos com o processo de envelhecimento, mas no tratamento de cães afectados ganha-se um novo sopro de vida. Se tiver dúvidas que o seu cão está a abrandar, pergunte ao veterinário. Para efectuar exames de sangue para verificar. O hipotireoidismo é causado pela destruição imunomediada da glândula tireóide e pode causar uma variedade de sinais. Sinais para procurar:
Letargia
O aumento de peso
Problemas de pele
Cabelos finos, perda de cabelo e pele seca
Os sinais neurológicos como fraqueza, inclinação da cabeça, alteração da marcha ou paralisia de um lado do rosto
Manchas brancas no olho







Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.