Cão d’água irlandês






Outros nomes

Irish Water Spaniel

Whiptail

Shannon Spaniel

Rat Tail Spaniel

Bog Dog

Origem

irlanda

Altura média

56 a 61 cm

Peso médio

25 a 30 quilos

Cores

Castanho avermelhado muito forte, mancha branca no peito é indesejada. 

A cabeça é abobadada, ligeiramente grande e alta, e os olhos são amendoados de cor âmbar escuro. As orelhas são longas e ovais, trazidas pendentes junto às faces, e o nariz é grande. Este é o mais alto dos Spaniels. É dotado com uma construção sólida: o pescoço é longo e arqueado e o peito é profundo; os membros são robustos, sem serem pesados, e a cauda é curta. 

Esperança média de vida

10 a 14 anos

Temperamento

O Water Spaniel Irlandês é um cão inteligente e dócil no seio familiar. É um bom amigo das crianças, muito brincalhão, tem a reputação de ser o palhaço da família, e alegre. Gosta de agradar aos membros da família, mas normalmente elege o seu dono.

Convém que seja socializado desde pequeno, de forma a não reagir mal a presenças estranhas.
Como cão de tiro, é dotado de um excelente faro, o que aliado à sua inteligência e concentração, faz da recuperação de aves uma tarefa fácil.

São cães algo teimosos, por isso convém que sejam educados de forma persistente, para não se tornarem desobedientes. Também são corajosos, dotados com uma energia própria da família dos Spaniels, de maneira que está sempre pronto para nadar, correr, etc.





Textos e fotografias
recolhidos na internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.