Ca de Bou















Outros nomes

Mallorca Mastiff

Mallorquin Mastiff

Mallorquin Bulldog

Perro Dogo Mallorquin

Majorca Mastiff

Majorcan Bulldog

Origem

Maiorca (Espanha)

Altura média

52 a 58 cm

Peso médio

30 a 38 quilos

Cores

As cores são fulvo (castanho claro, muitas vezes em tons profundos) tigrado e preto (muitas vezes com manchas castanhas). São permitidas marcas brancas, mas não devem exceder 30% do corpo do cão.

Esperança média de vida

10 a 12 anos

Temperamento

Sólido, forte e poderoso, de estatura média e ligeiramente alargado, pode mostrar a sua bravura e coragem, qualidades que fazem deste intransponível cão um óptimo guardião. Apesar destes factos, também é sociável e um animal calmoe como também no trato com as pessoas. 

Esta raça acompanhou rei Jacob I nas conquistas e chegou às Baleares no ano de 1230. No século 17, Minorca e outras áreas entraram em possessão britânica, na sequência do Tratado de Utrecht. Os ingleses trouxeram os seus próprios cães de combate e de guarda para as Baleares e cruzaram-nos com os mastins nativos da Península Ibérica, o que também ocorreu nas Ilhas Baleares. No início do século 18, as lutas entre cães e touros (lutas com touros) eram muito populares e os bretões que habitavam a Ilha olharam para esta raça que seria adequada para tais lutas. Estas circunstâncias explicam o nome de “Ca de Bou,” (Bull Dog). No Livro Espanhol Stud para o ano de 1923, a existência desta raça já está estabelecida. A primeira entrada oficial foi no ano de 1928 e em 1929, quando essa raça foi exibida pela primeira vez em uma exposição de cães em Barcelona.
























Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.