Flat-coated retriever






Outros nomes

Flatcoat

Flattie 

Flatte

Flattie-Tattie (Suécia)

flatt, (Suécia)

Origem

Reino Unido

Altura média

59 a 61 cm

Peso médio

27 a 36 quilos

Cores

Preto, fígado e amarelo (louro)

A cabeça é longa e bem modelada e o chanfro é acentuado, mas suave entre os olhos. Estes últimos, são de tamanho médio e cor castanha. As orelhas são pequenas, bem inseridas e pendentes junto às faces. O pescoço é razoavelmente longo e o peito é profundo e ligeiramente largo. Dotado com membros musculosos e patas fortes, o corpo deste cão pode afirmar-se elegante e robusto. A cauda curta é extremamente expressiva da alegria que sente. 

Esperança média de vida

Esta raça, com uma esperança média de vida de 10 anos, regista a ocorrência de algumas doenças que são particularmente graves. São exemplo disso a displasia da anca, o cancro (com maior incidência por volta dos 4 anos), a luxação da rótula, epilepsia e a diabetes.

Temperamento

Este cão é um óptimo cão de companhia e de tiro. Em casa, revela-se uma parceiro devoto à família, atento a tudo e muito amigo das crianças. É um animal dócil e muito sociável, se for bem integrado desde pequeno. Se lhe for concedida a devida atenção, poderá desenvolver todas as qualidades de um animal de estimação.

Talhado para ser cão de tiro, fora de casa ele é extremamente energético. Adora brincar e aceita participar em todo o tipo de jogos e actividades com o seu dono. Tal requer algum envolvimento por parte do seu dono, mas só assim será realmente feliz.

É um animal inteligente e obediente, pelo que o treino acaba por ser uma tarefa fácil.





Textos e imagens 
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.