Outros nomes
Coban Kopegi
Karabas
Perro de pastor de Anatólia
Anatolischer Hirtenhund)
Chien de berger d’Anatolie
Anatolian Shepherd Dog
Kangal Çoban Köpeği
Origem
Anatólia (Turquia)
Altura média
71 a 76 cm
Peso médio
59 a 68 cm
Cores
A pelagem é espessa e curta e o sub-pêlo igualmente denso. Possui uma imensa gama de cores, sendo a conjugação mais usual o creme uniforme com máscara e orelhas pretas.
Esperança média de vida
12 a 15 anos
Temperamento
O cão Pastor da Anatólia é exemplar no serviço que presta ao homem: leal e protector da família, é um animal estável, sério e pouco agressivo.
Dada a sua natureza independente, este animal pode por vezes não responder rapidamente às ordens do dono. Tal deve-se ao facto, de ter sido sempre um cão habituado a agir sozinho em prol da segurança dos outros animais.
Este cão de linhagem antiga, tem preferência por espaços amplos e não simpatiza muito com a vida na cidade.
Os ancestrais deste cão foram muitas vezes usados como cães de combate ou para a caça. Tornaram-se particularmente valiosos para muitas batalhas com os lobos, e alguns foram criados para serem cães de luta. Estes cães não tendem a cansar facilmente, e pode manter sua força, forma e agilidade mental, mesmo durante o mau tempo. Estão intimamente relacionados com o cão de Kangal, e foram muitas vezes cunhados como pastor turco. Muitos são da região de Sivas Kangal-, e as condições de isolamento muitas vezes resultou numa raça distinta. Os turcos Kangal continuaram a ser pastores, mas as exportações destes tornou-se proibida. O Kangal Dog Club of America trabalha com vários comerciantes para aliviar as restrições à importação que estes são considerados como uma contribuição muito importante para o pool genético nos Estados Unidos e em outras partes do mundo ocidental.
Textos e imagens recolhidos da internet
Sem comentários:
Enviar um comentário