Dandie dinmont terrier












Outros nomes

Dandie 

Hindlee Terrier

Origem 

Escócia

Altura média

20 a 28 cm

Peso médio

8,2 a 10,9 quilos

Cores

Pimenta ou mostarda. Pimenta varia de um preto-azulado para um cinza prateado claro, com os tons intermédios, sendo preferível escuro.

Esperança média de vida

11 a 13 anos

Temperamento

Embora inicialmente criado para ser um caçador determinado, o Dandie Dinmont Terrier também tem uma longa história de criação principalmente como um cão de companhia. Como resultado, apresentam as características de temperamento de ambos os cães de caça e cães de companhia.

O Dandie Dinmont Terrier é conhecido por ser extremamente leal e afectuoso com o seu dono. No entanto, como acontece com muitos outros Terriers tendem a ter duas personalidades, e particularmente não se importam da companhia de estranhos. Embora normalmente não mostrem agressividade pura e simples em relação a estranhos comuns a algumas raças terrier, são amigáveis e geralmente nervosos. Em comum com a maioria dos outros terriers, Dandie Dinmont Terrier tem uma reputação um tanto merecida por ser ágil e rápido para morder. Isso é especialmente verdade quando se sentem ameaçados.

Embora possam ser socializados para aceitarem crianças, não têm uma reputação de serem bons com as mesmas, principalmente as crianças pequenas. Respondem a isso com regularidade rosnando, tirando, às vezes mordendo. Além disso, estes cães foram criados para serem ferozes na sua terra em face de pequenos animais, e tendem a fazê-lo com as crianças. Se você quer um cão de guarda para uma família mais velha, o Dandie Dinmont Terrier pode ser uma excelente escolha. Se as crianças pequenas frequentemente visitarem a sua casa, esta pode não ser a melhor raça.

O Dandie Dinmont Terrier não é a melhor raça para ter em torno de outros cães. Embora esta raça não mostra quase tanto cão-agressão como a maioria dos outros terriers, eles tendem a ser muito dominantes e quase sempre ficam no seu terreno. Vão fazê-lo com qualquer cão, não importa quão grande. Apesar de socialização e formação adequada ajudarem, não pode eliminar os instintos fundamentais desta raça. Definitivamente, não é aconselhável manter dois cães do mesmo sexo, é quase a pedir sarilhos. 

Dandie Dinmont não são aconselháveis ​​para manter em torno de animais de pequeno porte. Estes cães têm uma forte tendência para a caça, e será conduzido para atacar e matar hamsters, gerbos, furões e coelhos. Socialização e formação adequada irá fazer a maioria dos Dinmonts Dandie, eventualmente, aceitarem a maioria dos gatos. Basta lembrar, um Dandie Dinmont Terrier, não vai incomodar um gato que conheceu toda a vida, pode infinitamente incomodar um gato novo.

O Dandie Dinmont Terrier é um cão inteligente e altamente treinável. São conhecidos por serem um dos mais inteligentes de todas as raças terrier, e podem competir em agilidade e obediência. No entanto, a raça também é conhecida por ser independente e sensível. Estes cães aprendem, e aprendem bem, mas os proprietários devem ter cuidado na forma como treiná-los. Os métodos de treino devem ser fortemente recompensados, técnicas agressivas, tais como gritos, provavelmente resultará em cães nervosos, mal-humorado. 

O Dandie Dinmont Terrier tem uma propensão a sofrer de Síndrome de cão pequeno. Isso acontece quando os proprietários não disciplinam um cão pequeno como se fosse um cão de grande porte, porque quer parecer menos perigoso ou mais bonito. Cães que sofrem de síndrome do cão pequeno tendem a ser agressivo, dominante, fora de controle, e raramente mostram respeito por limites pessoais. Treino dedicado impedirá o desenvolvimento da Síndrome de cão pequeno.

Dandie Dinmont são frequentemente muito excitável, e costumam expressar essa emoção vocalmente. Embora, estes cães não vão deixar de fora os uivos e latindos longas de um cão de caça, os latidos podem ser bastante agudos e altos. Se não for devidamente treinado ou exercitado, o Dandie Dinmont vai tornar-se numa máquina de fazer barulho e pode causar queixas de ruído.










Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.