Pastor da Rússia Meridional













Outros nomes

Южнорусская овчарка

South Russian Ovcharka

Origem

Rússia

Altura média

65 a 90 cm

Peso médio

55 a 75 quilos

Cores

Frequentemente branco, mas também branco e amarelo, cor-de-palha, acinzentado e outras variedades de cinza, branco ligeiramente marcado com cinza e salpicado de cinza.

Esperança média de vida

9 a 11 anos

Temperamento

Excelente guardião, além de pastor de gado e ovelhas, é um cão valente, desconfiado com estranhos, não muito exigente e de fácil adaptação às diversas condições climáticas. 

Os machos são maiores, mais fortes e mais dominantes do que as fêmeas. São geralmente muito nervosos quando praticam exercícios de actividades desportivas; são fortes, equilibrados e também muito animados. 

A natureza possessiva deste cão exige extensa propriedade, uma família bastante grande, e de preferência a presença de outros animais que possam ser protegidos por ele.
De personalidade dominadora, pode impor a sua vontade a outros cães com facilidade. Esta raça precisa de um proprietário que saiba mostrar sua autoridade e socializa-lo quando ainda é jovem.O Pastor da Rússia Meridional é uma raça de cães pastores nativa da Rússia desenvolvida em 1790. Os criadores ainda não desenvolveram uma teoria precisa da origem deste cão. No entanto, acordou-se que os seus antepassados viveram na região da Criméia, entre o Mar Negro e o Mar de Azov.



Na década de 1870, o Pastor Russo alcançou o maior número, depois de uma queda (devido à recuperação da agricultura, cultivo de grãos, etc, e a um declínio bastante rápido do número de lobos, a necessidade de cães pastores foi reduzida nessa época).Quando ocorreu a Revolução Russa, a Ascânia Nova (Askania-Nova ( ucraniano : Асканія-Нова ) é uma reserva da biosfera (santuário), localizado em Kherson Oblast ,Ucrânia , no seco Taurida estepe perto Oleshky Sands . A reserva consiste em: parque zoológico, jardim botânico (dendrological) de jardim, e um território aberto de estepes virgens.) foi quase completamente saqueada e destruída. A maioria dos cães foram mortos ou roubados (muitos foram mortos porque não aceitam novos donos). 

Graças ao famoso biólogo Professor A. Brauner, esta raça sobreviveu até hoje. Quando foi para a Ascânia Nova em 1923, encontrou apenas aluguns, poucos, cães pastores jovens. Com a ajuda de canis militares, pastores e outros entusiastas, em 1928, após a fundação de um estado no centro de criação de Dzhankoi (Criméia), a ressurreição da raça ocorreu. Em 1930, houve algumas entradas oficiais russas em um Show Dog alemão e, em 1939, houve uma exposição da raça especial de Simferopol.Quando começou a Segunda Guerra Mundial, os canis principais, incluindo o de Dzhankoi foram totalmente destruídos. Apenas alguns pastores russos foram deixados em canis do Estado, na Criméia e em Moscovo. Em Leningrado, apenas 5 pastores russos permaneceram. Para manter uma aparência de raça e pedigree, as raças puras foram cruzadas com os cães pastores russos, mas desconhecendo a herança genética. 

Em 1947, o Komondor foi utilizado para a aquisição de “sangue puro”, nos anos 70, outro cruzamento com Komondor foi feito. O números de pastores russos mais uma vez diminuiu drasticamente nas últimas décadas devido à má situação económica na Rússia e também devido à moda. Lotes de cães morreram devido à falta de medicamentos e alimentos. Recentemente alguns novos clubes próximos a Moscovo estão a tentar popularizar esta raça na Rússia.






















Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.