Laika da Sibéria Oriental













Outros nomes

Восточносибирская лайка

(Vostotchno-Sibirskaia Laika)

Origem

Sibéria – Rússia

Altura média

60 a 66 cm

Peso médio

25 a 30 quilos

Cores

Branco, branco malhado, cinza, acastanhado e preto.

Esperança média de vida

cerca de 12 anos

Temperamento

Qualquer exemplar desta raça é bastante equilibrados e vivaz. Os cães adultos são bastante afeiçoados e gostam de passar grande parte do tempo juntamente com os donos. E como são cães naturalmente caçadores, precisam de bastante espaço e também tempo para que possam brincar ou simular algumas caçadas, nem que para isso corram atrás de pequenos animais. Aliás, é muito importante que estes animais realmente tenham uma rotina de movimento, seja correr de um lado para o outro dentro do pátio, ou seja dando caminhadas nas proximidades de casa.

No seu país de origem, o cão é bastante utilizado para a caça, sendo, que neste caso, o cão acabou por manter boa parte das características. O exemplar da raça Laika não é recomendado como um cão de companhia para algumas pessoas devido a sua rotina de actividades físicas vigorosas que devem ser realizadas.

Os exemplares desta raça costumam ser muito barulhentos, o que lhe indica uma característica de grande liderança e protecção de regiões com grandes espaços. É superprotector, assim como protege o seu ambiente por completo superprotege seus donos de qualquer tipo de ameaça que ele considere grave.

É um exemplar voltado principalmente para a caça, é utilizado para esta finalidade em poucos lugares na Europa e na Rússia, sempre em regiões mais frias, é um cão que não tolera calor, e possui grande facilidade para se deslocar e caçar inclusive em nevascas.

Existem relatos de que a raça de cães Laika também é utilizada para o transporte de trenós de suprimentos como medicamentos, alimentos, entre vários outros produtos nas regiões que não existe transporte, no extremo norte do planeta.

É um cão de guarda e companhia, que vai obedecer aos comandos do seu dono. Geralmente trata-se de um cão de um só dono, por isso é importante que tenha um treinador apenas, sendo que esta pessoa é que vai passar a ditar algumas regras para o cão.












Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.