Pastor Jugoslavo











Outros nomes

em sérvio: Шарпланинaц

em macedónio: Шарпланинец

Charplaninatz

Yugoslavian Shepherd Dog

Illyrian Sheepdog

Jugoslawischer Hirtenhund-Sarplaninac

Šarplaninac

Sharrplaninatz

Sharr Mountain Dog

Deltari Ilir

Planinac

Origem

Antiga Jugoslávia – Sérvia, Montenegro e Macedónia

Altura média

58 a 62 cm

Peso médio

40 a 45 quilos

Cores

Do branco ao cinza escuro, quase preto, são aceitáveis. A mais popular é a cor cinza-esverdeado e cinza escuro. A pelagem multicolorida não é admitida. 

E ainda Canela, cinzento, branco e preto.

Esperança média de vida

Cerca de 12 anos

Temperamento

De temperamento calmo e de boa índole, mas também muito brusco. Incorruptível e devotado ao seu dono.
De adestramento considerado bastante difícil, não é tido como um animal de estimação, mas sim de trabalho. Ainda assim, tem temperamento classificado como corajoso e leal ao dono, embora não seja visto como sociável.





















Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.