Jack russell terrier





Outros nomes

JRT

Jack

Origem

Reino Unido

Altura média

30 a 36 cm

Peso médio

6,4 a 8,2 quilos

Cores

A pelagem é lisa, sem ser escassa, para proporcionar uma certa protecção contra os elementos e vegetação rasteira. Áspera ou quebrada revestido, sem ser lanoso. Cores: branco deve predominante (ou seja, deve ser mais de 51% branco) com manchas castanhas ou pretas. Marcações tigrado, preto e castanho.

Esperança média de vida

13 a 16 anos

Temperamento

O Jack Russel Terrier é vivo, alerta e activo. Os esforços do clube inglês da raça têm-no mantido sobretudo como um cão de caça. O seu instinto é bastante aguçado e não é o cão ideal para conviver com outros animais. Pode partilhar a casa com outros cães, desde que seja socializado com eles desde pequeno. 

Apesar de permanecerem muito vocacionados para a caça, dão bons cães de companhia. Afectuosos e amigáveis, gostam da atenção dos donos. Podem conviver com crianças mais crescidas, mas tendem a responder com agressividade quando provocados.

Esta raça é atlética, corajosa e destemida. Na rua, não teme os cães de maior porte e costuma provocá-los. Daí que a socialização seja muito importante. Bastante vocal, não deve ser encorajado a ladrar. Devido a esta característica, é um bom cão de alerta.

Inteligente, mas muito teimoso, o Jack Russel Terrier é difícil de treinar. O treino deve ser consistente e imaginativo.

Apesar do pequeno tamanho, estes cães não são indicados para apartamento. O alto nível de energia exige um espaço exterior. Activos dentro de casa, não devem deixar de ser exercitados. 

Os principais problemas de saúde encontrados no Jack Russel Terrier são a surdez, problemas oculares e problemas nas articulações da anca.

A pelagem do Jack Russel Terrier não deve ser alterada. Tanto o pêlo macio como cerdoso devem ser mantidos com escovagens regulares. 

O Jack Russel Terrier é um cão bastante famoso na Sétima Arte. Uma das personagens mais famosas protagonizadas por um Jack Russel Terrier é Milo, no filme A Máscara. Também na série de televisão Frasier encontramos Eddie, um simpático, mas irresponsável cão desta raça. No filme Querida, encolhi os miúdos, é-nos dado a conhecer Quark, o encantador cão da família Szalinski.













Textos e imagens 
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.