Galguinho italiano






Outros nomes

Piccolo levriero italiano

Italian Greyhound

Origem

Itália

Altura média

32 a 38 cm

Peso médio

3 a 5 quilos

Cores

As cores dos galguinhos são realmente fascinantes, e não é fácil descrevê-las! Talvez a cor mais típica da raça seja o cinza (azul), que existe em várias tonalidades desde o cinza bem claro até ao ardósia ou cinza-chumbo. Deve-se destacar que o focinho (trufa) destes cães deve ser preto, bem pigmentado, e não cinza, o que se encontraria em diluídos de outras raças. A segunda cor é a isabela, que também vai de um tom claríssimo, até cães quase castanhos, passando por muitas tonalidades intermediárias, puxando para o creme, o camurça, avermelhado e o dourado. A cor mais popular hoje nos E.U.A. é o vermelho, que tem diversas tonalidades, que vão desde dourado, passando por castor até um mogno bem escuro. Vale destacar que em Itália, e em toda a Europa, todos os tons do creme claro ao camurça escuro, inclusive dourado, vermelho e outros similares são chamados de isabela. Existem cães que misturam cinza e isabela: se o cão é cinza com pêlos isabela, não há denominação especial; mas, se o cão é isabela com forte sombreado cinza cria-se um resultado bastante peculiar, e a cor é chamada blue-fawn que no Brasil temos traduzido como isabela-acinzentado. A seguir temos o preto, que muitas vezes tem alguns, poucos, pêlos vermelhos ou isabela. Se há grande quantidade de pêlos vermelhos/isabela espalhados por todo o corpo, cria-se um efeito bem particular, e a cor é chamada seal, ou café. Não se trata de cão chocolate, pois o focinho é preto, e não chocolate. Por fim, um cão isabela ou vermelho pode ter pêlos pretos misturados na pelagem. Se a quantidade de pêlos é grande, então o resultado é a cor sable, que existe também em vários tons. Arrisco que a cor mais difícil de encontrar nos galguinhos é o sable de isabela, só vi um único exemplar em todos estes anos. Em algumas linhagens os cães ficam “grisalhos” muito cedo, em certos casos a partir de 12 meses já começam a surgir pelos brancos na cabeça; não confundir com as marcações brancas descritas a seguir. Apesar do padrão da FCI permitir o branco apenas no peito e nas patas (extremidades), existem galguinhos brancos sólidos, e três tipos de malhados de todas as cores acima: pied, com predominância de branco, Irish com colar e botas brancas, e wild-Irish, que é o Irish com malhas brancas pelo corpo.

Esperança média de vida

12 a 15 anos

Temperamento

Italian Greyhound, também conhecido como “Pequeno
Lebrel Italiano” ou “Galgo Italiano”, é o menor exemplar da família de cães que caçam com a visão.

É um cão de caça às lebres, ratos e outros pequenos animais. Excelente companhia pela docilidade do seu temperamento, não tem o odor típico dos cães e praticamente não solta pêlo. É extremamente limpo e adora o conforto de um apartamento mas não dispensa, como caçador que é, uma boa corrida em áreas fora de casa.

Fica mais feliz se puder conviver o tempo todo com a família e pode tornar-se arredio com estranhos. Adora crianças e permanece brincalhão mesmo depois de atingir a maturidade. É sensível, alerta e inteligente, possuindo uma personalidade diferente de qualquer outra raça. Uma toalha na relvao e um brinquedo à luz confortante do sol são a representação do paraíso para um IG.

Os Italian Greyhounds gostam de ficar nos lugares altos dentro de casa, como encostos de poltronas e sofás e até em cima da mesa de jantar, a visão da altura fascina-os. Deve-se ter cuidado com as crias e jovens adultos, para evitar que se atirem de lugares altos.

Normalmente os Italians odeiam molhar-se e recusam passeios quando está a chover, são criaturas do conforto. É uma raça que pode ser treinada para usar a caixa de areia, sendo um pouco maior que a dos gatos e normalmente forrada com jornal.

O olhar de um IG pode derreter o mais duro dos corações. Estes pequenos cães são mestres em envolver os donos com as seduções, como resultado podem tornar-se mimados e sentirem-se os donos da casa. Deve-se ensinar o significado de um “NÃO”. A expressão inocente dos IGs esconde uma mente “maquiavélica”, são muito persistentes e teimosos e o dono deve estar preparado para desistir em alguns casos.

Aconchegar-se nas camas, preferencialmente debaixo das cobertas, é o seu passatempo favorito. Dividir a cama com alguém é sempre preferível. Alguns cães são muito bons em mover-se sorrateiramente para debaixo das cobertas, outros são bons em ensinar aos donos a, gentilmente, pegarem na coberta para eles. Manter o sofá aquecido ocupa a maior parte do seu tempo e deve—se ter cuidado para não se sentar em cima de um IG escondido nas almofadas.

Os Italian Greyhounds adoram a companhia de outros cães, entretanto, deve-se ter cautela ao apresentar um IG a um cão maior, pois podem magoá-los acidentalmente. Os gatos também podem ser boas companhias para os IGs. Num instante o IG estará a correr atrás do gato e num piscar de olhos o gato estará a perseguindo o cão. Não é estranho encontrar gatos e IGs deitados juntos no calor do sol da tarde.

Alguns Italian Greyhounds são mais activos que outros. Brinquedos com enchimento são objectos favoritos. Enquanto alguns IGs cuidam bem dos seus pertences, outros destroem espalhando enchimento pela casa. Alguns acham a brincadeira de “atirar e ir buscar” extremamente interessante, outros olham com indiferença, vêem esta brincadeira como uma atitude incoerente, pois não se incumbem de apanhar as coisas para ninguém.

Não existe lugar na casa em que uma pessoa possa esconder-se de um IG, pois será seguida por todos os lugares, até mesmo na casa de banho. A hora do jantar é a mais interessante. Os IGs podem ser muito possessivos com os donos, não importa o que estiver a fazer, demandará atenção imediata, são conhecidos por interromper ocasionalmente momentos de namoro.

As fêmeas de IG são um pouco mais distantes, mais independentes, e algumas vezes um pouco indiferentes e superiores. Se tiver mais de um IG em casa, a fêmea será sempre a líder. Os machos são muito mais aptos para enrroscar-se e são óptimos “aquecedores de colo”, também mostram a sua afeição ficando perto dos donos. Muitos consideram os machos mais fáceis de treinar do que as fêmeas, se treinados correctamente não levantam a perna para urinar em casa.











Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.