Norsk lundehund














Outros nomes

Norwegian Puffin Dog

Lundehund

Lundehund norueguês

Origem

Noruega

Altura média 

30 a 40 cm

Peso médio

6 a 7 quilos

Cores

O revestimento pode ser castanho-avermelhado com mais ou menos pontas de pêlo preto ou cinza, todos com marcas brancas ou branco com manchas escuras.

Esperança média de vida

Cerca de 12 anos

Temperamento

Os Lundehunds são alegres, alerta, curiosos, inteligentes, joviais,atentos, por vezes teimosos, mas que fazem companheiros maravilhosos quando colocados nas casas certas. Estes cães. livres de pensamento,podem ser bastante independentes. Alguns Lundehunds desconfiam de estranhos, ainda que não sejam conhecidos por serem agressivos, mesmo quando desafiados. Geralmente, são divertidos e fáceis de conviver. Lundehunds dão-se muito bem com crianças e animais.

O Lundehund norueguês é um dos cães mais originais. Poderia chamar-se um “super cão” na sua área, curiosamente está equipado para executar uma função exacta e tem características que não estão presentes em qualquer outra raça. O Lundehund é uma antiga raça de cão, que existe ainda hoje, útil para a tarefa específica de caça a aves puffin. Este pássaro é um género de pequeno pinguim que nidifica nas apertadas fendas em rochas e cavernas. O Lundehund tem pelo menos seis duplos ou triplos dedos em cada pé, um pescoço duplo articulado que permite que gire a cabeça quase completamente para trás e cabeça para baixo e as orelhas que fecham até impedir ficar dentro de água. O padrão da raça exige estrutura de pé muito específico: deve haver pelo menos seis dígitos em cada pé (muitos têm até oito) e daqueles dígitos pelo menos cinco devem servir de suporte para o cão. Todos os cinco dedos na frente e quatro nas costas, deve ter três juntas, o resto deve ter juntas duplas. As articulações do ombro também são construídas por forma a permitir que o cão espalhe as pernas dianteiras perpendicularmente ao seu corpo. Todos esses recursos são ferramentas que o cão utiliza para chegar às rochas e cavernas que são os locais de nidificação da ave Puffin e arraste para fora o pássaro ou o ninho abandonado. Devido à natureza única desta raça, o Lundehund norueguês e o Puffin pássaro que caça estão agora protegidos pelo governo da Noruega e por organizações ambientais.










Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.