Kelpie Australiano






Outros nomes

Kelpie

Barb

Origem 

Austrália

Altura média

41 a 51 cm

Peso médio

14 a 20 quilos

Cores

Preto, preto e castanho, vermelho, vermelho e castanho, azul, azul e bege, castanho, castanho e creme.

Esperança média de vida

Cerca de 14 anos

Temperamento

O Kelpie Australiano é um obediente incorruptível e um trabalhador nato. É totalmente independente, devoto ao dono e incansável no que faz. Talvez por isso alguém lhe tenha chamado “workaholic” e reconhecido a ajuda que prestou na produção de algodão.

Estes cães são muito energéticos, espertos e, no seio familiar, desenvolvem uma boa relação com todos os membros, incluindo as crianças.

São animais que possuem algum sentido de protecção e podem reagir em situações de perigo evidente mas, caso contrário, não são agressivos. 

Actualmente, alguns especialistas fazem a distinção entre os Kelpie cães de trabalho, e os Kelpie de exposição. Estes últimos foram criados sobretudo a partir dos anos 20, sob parâmetros estéticos por alguns considerados suficientemente divergentes para estabelecer uma separação dentro desta espécie. Segundo estes, os Kelpie de exposição foram criados com o objectivo de serem cães de estimação e não possuem a mesma habilidade natural para arrebanhar ovelhas. Normalmente, a coloração destes animais é homogénea e são animais mais visíveis nas grandes cidades (como Sidnye ou Mlebourne), do que propriamente em áreas rurais.












Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.