Pastor Finlandês da Lapónia












Outros nomes

Lapinporokoïra

Pastor de renas da Lapónia

Lapland Reindeer Dog

Lapponian Herder

Lapponian Vallhund

Chien finnois de Laponie

Berger finnois de Laponie

Origem

Finlândia

Altura média

46 a 51 cm

Peso médio

31,8 a 35 quilos

Cores

A cores são geralmente preto ou cinza escuro ou castanho, com um tom mais claro na cabeça e partes inferiores do corpo, muitas vezes com manchas brancas.

Esperança média de vida 

Cerca de 12 anos

Temperamento

É um cão pouco silencioso, mas obediente, enérgico e bastante devoto ao seu dono. Necessita de uma educação firme e de se socializar com a família, o que não será difícil já que aprende rapidamente. É um animal dotado de uma alegria contagiante, que aprecia participar em brincadeiras com o seu dono e ser desafiado para umas corridas. 

O padrão da raça afirma que o cão deve ser calmo, amigável e dócil.



















Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.