Boiadeiro de Berna










Outros nomes

Bernese Mountain Dog; 
Berner Sennenhund / Dürrbächler

Origem
Suiça

Altura média
64 a 70 cm

Peso médio
39 a 50 quilos

Cores
Preto com o peito branco, ferrugem ou manchas coloridas acima olhos, lados da boca, e na frente das pernas.

Esperança média de vida
6 a 9 anos

Temperamento
São inteligentes, mas necessitam de paciência e um treino consistente. Latem raramente. São considerados bons cães para dar o alarme, mas não são considerados cães de guarda, porque dificilmente tomaram a iniciativa de um ataque ou de alguma atitude realmente ameaçadora.. Normalmente são reservados com estranhos, mas não são tímidos ou medrosos se uma socialização apropriada for dada quando jovens.

A raça, como é conhecida hoje, foi desenvolvida com base em cães que viviam no interior da região de Berna, na Suíça. Estes cães eram usados em todo o tipo de trabalho nas herdades. Eram guardas, pastores de gado e puxadores de pequenas carroças carregadas de leite. A fama é de trabalhadores compulsivos que requerem pouca supervisão. Eram muito utilizados para transportar cestas com lã e outros produtos das herdades para as cidades.











Textos e fotografias
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.