Gronlandshund









Outros nomes

Greenland Dog

Grünlandshund 

Dog Esquimaux

Cão da Groenlândia

Origem


Altura média

56 a 64 cm

Peso médio

30 a 32 quilos

Cores

A pelagem é densa, recta e firme. Curto na cabeça e pernas, mas denso no resto do corpo. O subpêlo é denso e macio. Todas as cores e combinações são permitidas, excepto albino .

Esperança média de vida

Cerca de 13 anos

Temperamento

Este é um animal que preservou os traços que caracterizam uma raça de trabalho: extremamente independente, incansável, leal e devoto às suas funções. É uma raça que necessita de dono capaz de o acompanhar e educar persistentemente, pois conserva ainda alguns traços da sua descendência mais remota: os lobos.

O seu dono, terá de aplicar algum tempo e paciência nesta educação, mas não sairá em desvantagem, já que estes animais revelam-se afectuosos, gentis perante estranhos e muito inteligentes.

Não é um cão apto para guardar uma casa. Apesar de sua robustez e força, este animal não é naturalmente agressivo e não possui o mesmo instinto de protecção que alguns cães.

É um cão óptimo para acompanhar aqueles que apreciam actividades ao ar livre e que gostam de praticar exercício físico regularmente, se possível sem estarem expostos ao excesso de calor, uma vez que lida mal com as elevadas temperaturas.

É aconselhável uma escovagem regular do pêlo.

A peculiar personalidade e o porte robusto, fazem com que este cão seja aconselhado a pessoas com alguma experiência.

Curiosidade: Estes animais são extremamente resistentes ao frio. Note-se que a sua pelagem permite aguentar temperaturas que podem atingir os 50 ou 75 graus negativos na escala de Fahrenheit, estando também habituados a comer pequenos pedaços de carne ou peixe congelados.














Textos e imagens
recolhidos na internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.