Laika da Sibéria Ocidental






Outros nomes

Zapadno-Sibirskaia Laïka

Origem 

Rússia

Altura média

52 a 60 cm

Peso médio

18 a 23 quilos

Cores

Branco, sal e pimenta, vermelho e cinza em todos os tons; cor preta é permitida, também outras tonalidades com manchas da mesma cor.

Esperança média de vida

10 a 12 anos

Temperamento

O Laika da Sibéria Ocidental é essencialmente um cão de caça. É um cão emocional, muito observador para os hábitos do dono, o humor pode prever as intenções. Não hesita em expressar os sentimentos fortes por latidos e outros ruídos. O Laika da Sibéria Ocidental é um cão que deixado sozinho, trancado num pequeno quintal, desenvolvem o hábito de latir, aparentemente sem um propósito. Permanentemente cercado o Sibéria Ocidental Laikas faz tentativa de cavar por baixo da cerca ou passar por cima dela. Alguns cães são ensinados a não tentar morder os fios para não danificam os dentes. Uma vez libertados ou soltos, este cão vai ser difícil de controlar. Irá correr muito, perseguir outros animais e, provavelmente, entrar em apuros. O Sibéria Ocidental Laikas devem manter um bom exercício, ocupados com a caça e contactos com outros cães, animais e pessoas, para estarem satisfeitos e obedientes .Portanto, para fazer um cão feliz o seu proprietário, deve dar as condições adequadas do ambiente, e mais tempo dedicado ao cão.

São protectores naturalmente contra animais selvagens, especialmente os predadores. O Laika da Sibéria Ocidental é um bom cão de companhia para uma caminhada. No entanto, o seu extraordinário interesse na vida selvagem exige atenção especial porque o cão pode ver uma árvore algum animal e ficar muito para trás por algum tempo. O Laika da Sibéria Ocidental é um grande cão de psicoterapia. Precisa de regular exercício livre, entre as temporadas de caça. Leve-o para fazer viagens em lugares seguros, muitas vezes, e assim mante-lo saudável.

Quando um Laika vê um urso, corre em direcção ao urso a ladrar. Quando um Laika late para urso, a voz soa como se estivesse latindo para um ser humano, muito ao contrário de quando está a latir para um esquilo. Basta leva-lo para a floresta e liberta-lo. Vai começar a encontrar esquilos por tudo que é sítio. 

Alguns Sibéria Ocidental Laikas trabalham bem o pastoreio com rebanhos de renas. Se for necessário é cão de trenó praticando principalmente na tundra polar onde renas não têm nada para comer.
















Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.