Pastor croata











Outros nomes

Hrvatski Ovcar 

Kroatischer Schäferhund

Croatian Sheepdog

Chien de berger croate

Origem

Croácia

Altura média

46 a 53 cm

Peso médio

15 a 20 quilos

Cores

A cor base do pêlo é preto. Alguns cabelos brancos podem ser tolerados. As marcas brancas na cabeça, corpo e cauda não são permitidas, mas pequenas manchas brancas são permitidas na garganta e no ante-peito. As marcas brancas nos dedos ou as pernas são permitidas, mas indesejável.

Esperança média de vida

13 a 14 anos

Temperamento

Fácil de treinar, o Sheepdog Croata é um cão alerta, ágil, perspicaz e inteligente, com enorme energia e com uma forte necessidade da companhia humana. É saudável, resistentes a doenças e não muito caros de manter. Possui um instinto de pastoreio bem desenvolvido e é um excelente cão de guarda. 
É um cão pastor carinhoso e modesto, muito leal ao seu dono. A raça possui também uma predisposição hereditária para trabalhar gado.

De acordo com documentos escritos, o surgimento desta raça não mudou muito desde o século XIV até os dias actuais. 
O primeiro documento escrito sobre o Sheepdog Croata, chamado “Canis Pastoralis Croaticus”, encontrado nos arquivos da diocese de Djakovo pelo “pai da raça” – o veterinário Prof. Dr. Stjepan Romic – é de 1374. 
Neste documento, Petar, Bispo de Djakovo, faz uma descrição das características físicas do cão, além de mencionar que é muito bom para manter rebanhos juntos dentro das herdades. ” Também menciona que os croatas trouxeram o cão durante a migração das terras nativas originais para a Croácia no século VII.

Em todos estes documentos, a descrição do Sheepdog Croata corresponde inteiramente a sua aparência de hoje e em todos o cão é chama-se Canis Croaticus Pastoralis ou Sheepdog Croata.

Um programa de criação sistemática de selecção foi iniciado pelo mesmo Prof Romic em 1935, com cães no território de Djakovo. Após 34 anos de trabalho, a raça foi finalmente reconhecida pela FCI em 1969.





















Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.