Old english sheepdog













Outros nomes
Bobtail
Bob
OES
Origem
Reino Unido
Altura média
51 a 61 cm
Peso médio
27 a 29 quilos
Cores
As cores do revestimento incluem cinza, cinza, azul, azul cinza, azul merle, cinza com manchas brancas ou branco com manchas cinzentas.
Esperança média de vida
10 a 12 anos
Temperamento
O Antigo Cão de Pastor Inglês é um animal confiável e equilibrado. Por vezes, o seu antigo instinto agressivo pode vir à superfície, se for provocado. Por isso, é aconselhável uma socialização moderada e uma educação baseada no reforço positivo.

O Bobtail é um cão inteligente, embora possa parecer desastrado à primeira vista. Por vezes a sua teimosia pode interferir com o treino. Como cão pastor, é comum tentar reunir as pessoas da casa com empurrões, como se de ovelhas se tratassem. 

Brincalhão, divertido e dócil, gosta da companhia da família, mas não é extremamente dependente. A sua delicadeza com crianças valeu-lhe o título de “nanny dog” no seu país de origem. 

O Bobtail aceita outros cães, mas poderá também tentar pastoreá-los. O mesmo se passa com outros animais, tais como gatos.

Quando requerida, a energia deste cão é inesgotável, mas o Bobtail gosta também de se recostar num local confortável, frequentemente “roubando” o melhor lugar no sofá de casa.

O Antigo Cão de Pastor Inglês adapta-se à vida num apartamento, pois é pouco activo dentro de casa, mas o exercício físico é fundamental para manter um cão nestas condições. Os passeios diários não podem ser negligenciados e uma longa caminhada diária com brincadeira e corrida à mistura é o ideal.
O old english sheepdog, também conhecido como bobtail, devido a sua cauda cortada, ou pastor inglês, é uma raça de cão de origem incerta. Apesar das especulações sobre sua ascendência terem três conhecidas possibilidades, a mais aceita é a dos cães pastores continentais, incluído o pastor de Brie. Usados até o século XIX como animais de trabalho, serviam aos fazendeiros como pastores rápidos de ovelhas e para levar o gado aos mercados. Adiante, por volta da década de 1880, iniciaram os cruzamentos aritificiais para as exposições, o que inibiu seus instintos agressivos.
Fisicamente é um cão de pelagem densa, felpuda e que pode ser aparada em climas quentes; suas orelhas são pequenas e ficam escondidas debaixo do pelo. O sheepdog ainda apresenta uma tosa aparada, mais confortável para animais domésticos que não competem nas exposições de raça. É um animal grande e de adestramento considerado de dificuldade moderada. 
Propenso a IMHA (imune mediada anemia hemolítica), displasia da anca e catarata. Alguns cães de pastoreio carregam um gene MDR1 o que os torna sensíveis a certos medicamentos que funcionam noutros cães, mas já se testou positivo este gene e pode matá-los.



























Textos e imagens
recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.