Borzoi













Outros nomes

O nome original desta raça é “Russkaya Psovaya Borzaya”: “Russkaya” significa russo, “Psovoi” significa pêlo longo e “Borzaya” significa “cão rápido” ou “galgo”. Os russos apelidavam-no “Borzaya”, que deu origem a Borzoi, a qualquer galgo, e aquilo que distinguia verdadeiramente este galgo era o facto de ser russo e ter pêlo curto. Contudo, por ser o mais popular galgo russo, acabou por ficar apenas com o nome Borzoi.

Origem
Rússia

Altura média
75 a 85 cm

Peso médio
34 a 47 quilos

Cores
Todas as combinações de cores são permitidas nesta raça, exceptuando, combinações com azul, castanho (chocolate) ou outras cores derivadas. A pelagem é suave, ligeiramente ondulada. Na cabeça, orelhas e pernas, o pelo é acetinado e curto. No resto do corpo, a pelagem é comprida, sobretudo no pescoço. Mas é contudo mais curta nas costelas e nas coxas.

Esperança média de vida
10 a 12 anos

Temperamento
Atlético , suave , silencioso , respeitoso , inteligente ,independente. Apesar do porte grande, adaptam-se perfeitamente à vida na cidade e mesmo em apartamento de forem suficientemente exercitados. No interior, gostam de passar os dias a descansar e costumam apoderarem-se do melhor sofá da casa. Sendo cães que apreciam correr, deve-lhes ser dada oportunidade de passearem bastante, com algumas brincadeiras à mistura de forma a permitir gastar todas as energias acumuladas.



















Textos e fotografias
retirados da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.